E por fim encerrou-se o pano nos principais campeonatos europeus. E houve motivos de festejo para Rafael Leão (AC Milan) e para Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva (City). É que na última jornada, tanto citizens como rossoneri asseguraram a conquista dos respetivos campeonatos: Na Premier League e Série A.
City celebrou a conquista do bicampeonato
No fim o City celebrou, mas teve que sofrer e muito para bater o Aston Villa, num encontro em que esteve a perder por 2-0 e só conseguiu dar a volta na segunda parte nos minutos finais, depois dos tentos de Gundogan e Rodri, numa reviravolta que só foi consumada ao minuto 81´. Acabou por ser o oitavo do título dos citizens e o quarto das últimas cico temporadas.
Do lado do Liverpool, a equipa que tinha que esperar por um tropeção dos citizens, Diogo Jota foi titular mas de nada valeu o triunfo sobre o Wolverhampton de Bruno Lage por 3-1, já que os 'reds' acabaram por ficar no segundo posto.
O Manchester United voltou a perder, desta feita por 0-1 na visita ao Crystal Palace mas depois da derrota do West Ham, que perdeu 1-3 com o Brighton, a equipa de Dalot, Bruno Fernandes e Ronaldo (que não jogou) conseguiu segurar o 6.º posto.
Rafael Leão, o rei da Série A
Decisivo para a conquista do título do AC Milan, Rafael Leão foi coroado como o melhor jogador da Série A.
Feitas as contas, o jogador de 22 anos, realizou 34 jogos, contando com 11 golos e 10 assistências. No decisivo encontro frente ao Sassuolo (que confirmou o título, vitória por 3-0), o atacante luso contribuiu com três assistências.
É assim o primeiro título do AC Milan desde 2011, que na entrada para a última jornada liderava com dois pontos de vantagem sobre o rival da cidade e precisava apenas de um ponto para confirmar o título. Giroud por duas vezes e Kessie fizeram os golos dos milaneses.
Mbappé com um hat-trick na despedida do campeão da Ligue 1
Em França o já campeão PSG passeou classe frente ao Metz na despedida desta edição da Ligue 1. Depois de renovar contrato com os parisienses, o dianteiro apontou um hat-trick no triunfo gordo por 5-0, num encontro que marcou também a despedida de Di María. O argentino marcou outro dos golos e Neymar apontou o seu 100.º tento pelo clube de Paris.
Já o Lille, , com Tiago Djaló, José Fonte e Renato Sanches no ‘onze’, empatou em casa 2-2 com o Rennes (quarto) e ficou-se pela 10.ª posição na tabela.
Em Espanha, Granada de Maximiano e Domingos Duarte foi despromovido
Em Espanha, o Valência com Thierry Correia e Gonçalo Guedes no onze, despediu-se desta edição da La Liga, com uma vitória por 2-0 frente ao Celta de Vigo.
O Real Madrid sagrou-se campeão espanhol e terminou o campeonato com 86 pontos somados. O Granada de Luís Maximiano e Domingos Duarte foi ultrapassado na última jornada e desceu à II Liga espanhola. Levante e Alavés foram outras das equipas despromovidas.
O Barcelona despediu-se da La Liga com uma derrota frente ao Villarreal em pleno Camp Nou. Alfonso Pedraza, aos 41 minutos, e Moi Gómez, aos 55, selaram o triunfo do ‘Submarino Amarelo’.
As vitórias do Atlético Madrid (terceiro=, por 2-1 na visita à Real Sociedad (sexta), e do Sevilha (quarto) na receção ao Athletic Bilbau (oitavo), por 1-0, deixaram o topo da tabela inalterado.
O campeão Real Madrid vai disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões, tal como o FC Barcelona, Atlético Madrid e Sevilha, com o Betis e Real Sociedad na Liga Europa e Villarreal na Liga Conferência Europa.
Comentários