O AC Milan é campeão de Itália pela primeira vez desde 2010/11 e com um internacional português a brilhar a grande altura! Os 'rossoneri' somaram a vitória de que precisavam na 38.ª e última jornada da Serie A 2021/22 para selarem a conquista do título, num jogo em que Rafael Leão não marcou, mas fez a assistência para os três golos da sua equipa no triunfo por 3-0 no terreno do Sassulo.

À entrada para esta derradeira jornada da prova, o Milan liderava com dois pontos sobre o rival da cidade, o Inter Milão e precisava apenas de um ponto para confirmar o título, dado que tinha vantagem no confronto direto com o Inter. Mas fez ainda melhor.

Estavam decorridos apenas 17 minutos de jogo quando o veterano Oliver Giroud abriu o marcador a passe, claro está, de Rafael Leão. O título ficava ainda mais perto, e mais perto ainda ficou aos 32 minutos, com a dupla luso-gaulesa a funcionar outra vez: nova assistência de Leão, novo golo de Giroud.

Os 'Rossoneri' já faziam a festa (até porque por essa altura o Inter até ainda estava empatado 0-0 na receção à Sapdoria) e chegaram ao terceiro golo antes do intervalo. A assistência foi, outra vez, de Rafael Leão, que completou assim o seu 'hat-trick' de passes para golo, mas desta feita foi Kessie a colocar a bola no fundo das redes.

As dúvidas quanto ao título estavam dissipadas ao fim de 45 minutos e na segunda parte o Milan baixou a intensidade à espera do minuto 90 e dos festejos e ainda viu um golo anulado a Zlatan Ibrahimovic.

Entretanto, o Inter marcava também por três vezes, durante a segunda parte do seu jogo, por intermédio de Perisic e Correa, que bisou, mas de nada lhe valeu. Pela primeira vez em 11 anos, o AC Milan pôde festejar o título de campeão de Itália.

Um título com um Rafael Leão em grande

Com mais uma grande exibição a fechar a época, Rafael Leão afirmou-se em definitivo como uma das grandes figuras da temporada do agora campeão AC Milan.

Considerado por muitos o melhor jogador da época em Itália, o jovem avançado formado no Sporting poderá mesmo, segundo a imprensa italiana, ser eleito como Melhor Jogador da Série A 2021/22.

Rafael Leão marcou 11 golos e fez dez assistências na Liga italiana, tendo um contributo muito importante no ataque dos Rossoneri. Ninguém na equipa apresenta melhores números que ele.

O crescimento do avançado de 22 anos na equipa foi visível nas estatísticas. Numa época em que Zlatan Ibrahimovic falhou vários encontros devido a lesão, o jovem português assumiu a batuta na frente, liderando uma equipa também ela com muitos jovens, como Théo Hernández (24 anos), Tomory (24 anos), Tonali (22 anos), Bennacer (22 anos), Brahim Díaz (22 anos). O técnico Stefano Pioli tem de estar satisfeito.

Leão formou com Théo Hernández um dos mais temíveis corredores esquerdos da Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.