A Espanha dominou as competições europeias de seleções sob a égide da UEFA: das 57 competições realizadas entre 2010 e 2019, os espanhóis saíram vencedores em 20 delas, alcançando as finais por 32 ocasiões.

Segundo os dados revelados no site oficial da UEFA, Espanha e Portugal dividem o pódio do maior número de Europeus de Futebol Séniores conquistados, um para cada seleção (Portugal - 2016, Espanha - 2012).

Somando a Nations League, Portugal é a equipa que mais troféus europeus de seleções de futebol masculinas A tem: o Euro2016 e a Liga das Nações deste ano.

Olhando para os restantes escalões a Espanha domina em dois dos três restantes: mais finais (quatro) e mais títulos (cinco) no Europeu de Sub-21 e no Europeu de Sub-19 (com os mesmos valores).

Só no Europeu Masculino de Sub-17 a Espanha cai do trono, dando lugar à Holanda com quatro títulos em cinco finais.

Somando tudo as seleções espanholas são a que mais títulos somam no futebol masculino: nove.

Olhando para o futebol feminino, a Espanha volta a dominar, mas apenas no número de finais (12), porque quem mais as venceu foi a Alemanha: Sete títulos entre EURO Seleção A (um), Sub-19 (um) e Sub-17 (cinco).

Já no futsal a Espanha voltou a dominar tendo conquistado cinco das sete competições em disputa.

A seleção espanhola foi a que mais Europeus de Futsal Sénior conquistou (quatro) e a que mais finais da prova disputou (quatro). Além disso Espanha saiu vencedora do primeiro Europeu Feminino de Futsal e do Europeu de Futsal de Sub-19.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.