O Sporting elogiou hoje a decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de cancelar todos os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação da época 2019/20, devido à pandemia da covid-19.

O diretor-geral da academia de formação 'leonina', Paulo Gomes, salientou que "esta decisão da FPF visa proteger o ser humano" e garantir que a próxima época arrancará "sem colocar ninguém em risco".

"Nada pode bater a saúde de qualquer ser humano. Qualquer subida, descida ou título de campeão não é importante neste momento. Temos outros valores que se devem sobrepor a tudo isso. Enalteço o papel da FPF e a decisão tomada hoje", assinalou à Sporting TV o responsável, considerando que, agora, a estrutura da formação ‘verde e branca' vai "começar a preparar o futuro".

Já hoje, o presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) negou o cancelamento dos campeonatos lisboetas dos escalões de formação da época 2019/20, revelando que a associação apenas tomará uma decisão na próxima semana, "tendo sempre em atenção a integridade física, a saúde e a vida de todos".

Nuno Lobo contrariou o anúncio feito pela FPF, que, em comunicado, tinha adiantado tratar-se de uma "decisão acompanhada pelas 22 associações distritais e regionais, que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal".

As competições nacionais dos escalões de formação tinham sido suspensas por duas semanas, em 10 de março, dois dias antes de a FPF ter decidido suspender todas as competições, incluindo as seniores, que assim permanecem.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500. Dos casos de infeção, pelo menos 124.400 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, que está em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril, registaram-se 76 mortes e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.