Depois de uma derrota frente ao Rio Ave em que fez má figura, o Sporting recebeu em Alvalade o Estoril num jogo a contar para a sexta jornada da I Liga. Sem Bruno César que foi para o banco, Jorge Jesus lançou Jeferson no onze inicial. Na frente, Alan Ruiz foi o escolhido para acompanhar Bas Dost, numa equipa que não contou com André e Campbell, titulares no último desafio. Jesus tinha pedido uma equipa forte, para dar uma boa resposta e sarar a ´crosta` de duas derrotas seguidas.
O jogo
A equipa do Sporting apareceu bem perante um Estoril que quis disputar o jogo na primeira parte. O meio-campo com Adrien Silva e William de Carvalho dava garantias de controlo frente aos ‘canarinhos’. Aos 12 minutos, o Sporting colocou-se na frente do marcador. Jogada de insistência dos leões e Bas Dost faturou pela terceira jornada seguida. O internacional holandês tem tido um início de campeonato de sonho com os leões. Desta feita, uma cabeçada em mergulho na antecipação ao central do Estoril foi o suficiente para bater Moreira.
Até ao intervalo a equipa leonina ainda tentou dobrar a vantagem, mas Bryan Ruiz e Bas Dost não acertaram com a baliza em duas boas oportunidades. O Estoril tentava sempre responder em contra-ataque mas falhava quase sempre o último passe. O avançado Paulo Henrique esteve sempre só na frente, entre Rúben Semedo e Coates.
Para a segunda parte Jesus lançou André no lugar do apagado Alan Ruiz. O Brasileiro fez o seu segundo jogo com a camisola dos leões desde que chegou a Alvalade. Foi a passe do avançado que o Sporting criou a primeira situação de perigo. André colocou em Gélson Martins já dentro da área. No entanto, o remate do português saiu desviado.
Aos 59’ Coates fez o 2-0. Canto na direita cobrado por Bryan Ruiz e o defesa uruguaio chegou primeiro à bola do que Moreira. Saída em falso do guardião que deixou a baliza aberta. A defensiva do Estoril ainda tentou cortar a bola, mas sem sucesso. Dois minutos depois o Sporting voltou a marcar. Passe exemplar de William Carvalho a rasgar a defensiva canarinha a isolar Bas Dost que bisou no jogo e fez o seu quarto golo na I Liga.
Perto do fim o Estoril ainda conseguiu diminuir a vantagem. Aos 81’ minutos, golo de Bruno Gomes após uma boa jogada pela esquerda. O ponta de lança canarinho antecipou-se a Rúben Semedo e bateu Rui Patrício. Mas ainda havia mais. Dois golos nos descontos, um para cada lado. André estreou-se a marcar pelos leões, dando sequência a um bom passe de Bryan Ruiz. Na última jogada do encontro, Bruno Gomes ainda reduziu para 4-2, minimizando assim os estragos para a sua equipa. O avançado foi ima aposta ganha já que entrou no segundo tempo e fez dois golos.
Com esta vitória o Sporting é líder do campeonato, à condição. A equipa de JJ vai ficar à espera do que vai fazer a equipa de Rui Vitória frente ao Chaves este sábado.
Momento chave
Dois golos de rajada que praticamente sentenciaram o jogo, aos 58 e 61 minutos.. Primeiro Coates numa desatenção de Moreira e três minutos depois Bas Dost. A partir desse momento, o Sporting cimentou ainda mais o controlo do jogo e geriu a posse de bola. JJ aproveitou para fazer descansar Adrien e Bas Dost
Melhores
Rúben Semedo e Sebastian Coates. A dupla de centrais do Sporting esteve imperial e não teve problemas em lidar com a pouca componente ofensiva do Estoril. O uruguaio até colocou o seu nome nos marcadores de golo.
Eficácia de Bas Dost. O avançado holandês entrou em grande no clube leonino e tem mostrado serviço. Os adeptos podem ainda não ter esquecido Slimani, mas o seu sucessor começa a ganhar força.
Casa quase cheia em Alvalade. No rescaldo do empate em Vila do Conde, os adeptos foram em massa apoiar a equipa de Jorge Jesus. Não pode haver queixas de falta de apoio do lado leonino.
Bruno Gomes entrou no segundo e bisou. A mostrar a Fabiano Soares que é uma boa alternativa para entrar no onze.
Piores
‘Miolo’ da equipa ‘canarinha’. Sem conseguir conter a construção de jogo do Sporting foram presa fácil para William e Adrien. A dificuldade acentuou-se na segunda parte da partida.
Alan Ruiz. O jogador argentino esteve mal no jogo. Sem contribuir e fácil de marcar, foi substituído ao intervalo por Jorge Jesus. Mau jogo, muito abaixo do que já mostrou.
Ofensiva do Estoril na primeira parte. Sem qualquer oportunidade física de marcar golo ou assustar Rui Patrício, a derrota ao intervalo era expectável.
Curiosidades
João Capela voltou a arbitrar um jogo do Sporting. O árbitro de Lisboa estava arredado de partidas dos leões desde o encontro com o Benfica que terminou com a vitória dos encarnados.
Bas Dost mantem a série de jogos seguidos a marcar para o campeonato. O holandês marcou pela terceira vez seguida na liga. Frente ao Estoril teve direito a bis.
Reações
Jorge Jesus: "Em termos ofensivos fomos uma equipa criativa, com muita qualidade"
Gelson: "Conseguimos dar a volta e vencer"
Fabiano Soares: "Estes jogadores vão dar-nos muitas alegrias no futuro"
Comentários