O português Zeca Marques foi hoje anunciado oficialmente como treinador principal do Moroka Swallows, da Liga sul-africana de futebol (PSL), segunda classificada da época transata.

Marques era há quatro anos treinador-adjunto nos Moroka Swallows, primeiro do alemão Rainer Zobel e depois de Gordon Igesund, que foi na semana passada nomeado selecionador nacional pela federação sul-africana (SAFA), em substituição de Pitso Mosimane.

Com uma longa carreira como técnico de futebol, parte dela ao serviço da Wits University, também da PSL, equipa comandada pelo também português Rogério (Roger) de Sá, Zeca Marques foi responsável pelas camadas jovens do clube universitário ao longo de quatro épocas, entre 2001 e 2005.

Atualmente Marques é também diretor da academia do Sporting de Braga em Joanesburgo, instituição que fundou e que é apoiada pelo departamento de formação do clube minhoto, que na semana passada enviou a Joanesburgo o seu chefe de formação, Agostinho Oliveira, para dar o pontapé de saída em clínicas com jovens dos 12 aos 18 anos.

«Os detalhes da duração do contrato entre os Swallows e Zeca estão ainda a ser discutidos, mas o presidente do clube, Leon Prins, está convencido de que Marques merece tomar conta da equipa principal», disse hoje à comunicação social o diretor dos Moroka Swallows Siya Sangweni.

Numa primeira reação à sua nomeação, o técnico português considerou que a sua persistência, lealdade ao clube e competência lhe granjearam a confiança da direção.

«Sinto que mereço a nomeação porque fui parte integrante do sucesso do ano passado», disse Zeca Marques.

Os Swallows, que são também conhecidos como "Birds" (pássaros, em português), terminaram a época 2011/2012 em segundo lugar na tabela, logo atrás dos "gigantes" Orlando Pirates.