O Botafogo, do treinador português Artur Jorge, empatou na quarta-feira na visita ao São Paulo (2-2), mas mantém a liderança no campeonato brasileiro de futebol, em ronda em que o Palmeiras, de Abel Ferreira, perdeu.

Os dois treinadores portugueses saíram da 19.ª jornada sem vitórias, mas o ‘fogão’ continua líder do Brasileirão, com mais três pontos do que o Flamengo, embora os ‘rubro negros’ tenham menos um jogo disputado.

Em São Paulo, o Botafogo viu-se a perder aos seis minutos, com um golo de Lucas Moura, de grande penalidade, mas os cariocas ainda deram a volta ao marcador na primeira parte, com golos de Tiquinho Soares, também de penálti, aos 12, e Cuiabano, aos 22.

Já no segundo tempo, aos 61 minutos, Ferreirinha, assistido por Lucas Moura, restabeleceu a igualdade.

O empate pôs fim à série de cinco vitórias consecutivas, mas o técnico português Artur Jorge valorizou a primeira volta da equipa, com um total de 40 pontos, sublinhando que a consistência na segunda metade será fundamental.

“São 40 pontos muito importantes para aquilo que é o percurso do Botafogo. Falta a outra metade, a consistência será sempre muito importante para nós”, garantiu.

No Rio de Janeiro, diante do penúltimo classificado, o Fluminense, o bicampeão Palmeiras, sem Abel Ferreira, suspenso, dececionou, com a equipa a sair do Maracanã com uma derrota por 1-0, culpa de um golo do colombiano Jhon Arias, aos 88 minutos.

“Faltou, essencialmente, assumir os riscos. Fomos uma equipa muito passiva ofensivamente, não é nossa ideia, não é o que trabalhamos”, justificou o adjunto João Martins, no final de um jogo em que o Palmeiras não contou com Piquerez, Estêvão, Mayke e Murilo, todos lesionados.

O Palmeiras segue em terceiro lugar, com 36 pontos, a quatro do Botafogo, e um do Flamengo, que tem menos um jogo disputado e na quarta-feira bateu fora o Vitória por 2-1, graças a um golo do suplente Carlinhos, aos 90+1 minutos.