O Borussia Dortmund reforçou este domingo a liderança na Liga alemã de futebol, ao aumentar para oito pontos a distância em relação ao Bayer Leverkusen, goleado pelo Bayern Munique (5-1).

O dia oferecia jogos “grandes” na 30.ª jornada da "Bundesliga": o Dortmund espreitava a oportunidade de ganhar terreno na luta pelo título, a oito rondas do final, e o Bayer Leverkusen estava proibido de perder.

Os de Dortmund cumpriram a sua tarefa, ao vencerem em casa o Friburgo por 3-0 – num jogo em que chegaram ao intervalo com uma vantagem de dois golos - e já informados da derrota do adversário mais directo.

Na Allianz Arena, em Munique, perante 69 mil espectadores, o Bayern Munique teve no internacional alemão Mário Gomez a figura da tarde: com um “hat-trick” fabricado aos 28, 44 e 45 minutos.

Antes disso, já Rolfes, aos sete minutos, tinha adiantado os bávaros no marcador, com um auto-golo.

No segundo tempo, Derdiyok reduziu para o Bayer Leverkusen, aos 62, mas Franck Ribéry colocou a marca numa “mão cheia de golos”, ao fazer o quinto, aos 75.

O triunfo permitiu também ao Bayern Munique subir ao terceiro lugar no campeonato, o último de acesso à Liga dos Campeões (à ronda preliminar) por troca com o Hannover, que sábado empatou na visita ao Hamburgo (0-0).

O Borussia Dortmund passou a liderar a prova com 69 pontos, mais oito do que o Bayer Leverkusen (segundo classificado). O Bayern Munique passou a ser terceiro, com 55 pontos, mais um do que o Hannover.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.