O defesa John Anthony Brooks tornou-se hoje a transferência mais cara de um futebolista norte-americano, com o Wolfsburgo a pagar 20 milhões de euros ao Hertha Berlim.

O valor ultrapassa os 11,6 milhões de euros que o Sunderland pagou em 2013 aos holandeses do AZ Alkmaar pelo avançado Jozy Altidore.

O Wolfsburgo, equipa do português Vieirinha que escapou à despromoção depois de vencer o Braunschweig, da segunda Liga, no ‘play off’ por 1-0 em ambos os jogos, revelou que Brooks terá contrato até 2022.

“A decisão de deixar a minha casa não foi fácil. Depois de falar com Olaf Rebbe [diretor desportivo] e Andries Jonker [treinador] eles fizeram-me mudar de opinião e convenceram-me com os seus projetos”, justificou o futebolista.

O jogador, de 24 anos, que conta com 30 internacionalizações pelos Estados Unidos, nasceu em Berlim e juntou-se à formação do Hertha quando tinha apenas 14 anos.

A sua estreia pela equipa principal aconteceu em 2012/13, na II Liga, e esta época, no escalão principal, ajudou o Hertha Berlim a terminar em sexto lugar, em posição de acesso à Liga Europa, numa época em que foi quase sempre titular.

“Não gostamos de perder os jogadores da casa, mas encontrámos uma solução que beneficia também o Hertha”, justificou o diretor Michael Preetz.