O Borussia Dortmund teve hoje uma despedida ‘amarga’ no campeonato alemão de futebol, ao ser goleado em casa com um ‘póquer’ de Kramaric, do Hoffenheim (4-0), numa última jornada que ‘salvou’ o Werder Bremen de uma descida automática.
Com o título alemão entregue há umas semanas ao Bayern Munique, pela oitava vez consecutiva, a 34.ª jornada servia para definir ajustes nos lugares europeus e qual a equipa que se juntava ao já despromovido Paderborn (18.º).
Mas antes destas ‘contas’, destaque para o ‘descalabro’ do Borussia Dortmund; quando se fala na continuidade por mais uma época do treinador Lucien Favre, a equipa teve hoje um dos piores desempenhos da época, apesar de ter o segundo lugar já definido.
Com Raphäel Guerreiro até ao intervalo, a equipa foi ‘atropelada’ com quatro golos do internacional croata Kramaric (08, 30, 48 e 50 minutos), que atingiu os 12 golos na Liga alemã, enquanto Haaland, no Borussia, ficou, desta vez, em branco.
O triunfo deixou o Hoffenheim no sexto lugar, que significa o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, juntamente com Bayer Leverkusen (5.º), enquanto o Wolfsburgo (7.º) disputará a fase preliminar.
Hoje, a equipa do Wolfsburgo perdeu na receção ao campeão Bayern Munique, por 4-0, com Robert Lewandowski a chegar aos 34 golos, ao fazer o terceiro, de grande penalidade, e a reforçar a liderança da Bota de Ouro, com mais sete golos do que Immobile (Lazio), quando a Liga italiana ainda decorre por mais 11 jornadas.
Nesta última jornada, Leipzig e Borussia Mönchengladbach venceram e confirmaram a qualificação direta para a Liga dos Campeões, com triunfos diante do Augsburgo (2-1) e Hertha Berlim (2-0), mantendo o terceiro e quarto lugares, respetivamente.
No conjunto de Leipzig, Timo Werner despediu-se da equipa – já foi anunciado como jogador do Chelsea para a próxima época -, com um ‘bis’ que igualou o recorde do jogador com mais golos fora na Bundesliga, os mesmos 17 marcados por Jupp Heynckes ao serviço do Borussia Mönchengladbach, em 1973/14.
No fundo da tabela, o dia foi de ‘redenção’ para o Werder Bremen, com o emblema histórico – que só uma vez esteve na segunda divisão (1980/81) -, a subir ao 16.º lugar e a evitar a descida automática.
A equipa goleou, com o seu resultado mais expressivo da época, o Colónia por 6-1 e ultrapassou o Fortuna Düsseldorf (17.º), que perdeu na visita ao Union Berlin (3-0) e se juntou ao Paderborn na descida à Bundesliga 2.
O Werder Bremen ganha algum fôlego para discutir com o terceiro classificado da segunda divisão o ‘play-off’ para o campeonato principal, adversário que sairá do trio Estugarda, Heidenheim e Hamburgo, que disputam no domingo a última jornada da 'Bundesliga2'.
No adeus da Liga alemã, marcada pela pandemia da covid-19 que parou os campeonatos em março, nota também para o Eintracht Frankfurt, que confirmou a tendência positiva dos últimos jogos e concluiu a época no nono posto.
O internacional português André Silva marcou o segundo golo no triunfo de hoje por 3-2 diante do Paderborn, com o ex-leão Bas Dost a fazer o terceiro, numa partida em que também Gonçalo Paciência, que esteve lesionado, entrou, para o lugar do avançado holandês, aos 78 minutos.
Comentários