A temporada 2024-25 da Bundesliga começa esta sexta-feira, quando o campeão Bayer Leverkusen visitar o rival local Borussia Moenchengladbach.

A 'dobradinha' do Leverkusen interrompeu o ciclo vitorioso do Bayern de Munique, que voltou a ser o clube que mais gastou até ao momento no mercado de transferências, procurando assim regressar ao topo do futebol alemão.

Contudo, candidatos como o Borussia Dortmund, RB Leipzig ou Estugarda, também se reforçaram, apresentando jogadores que procuram deixar a sua marca na Bundesliga no seu primeiro ano.

Michael Olise (Bayern de Munique)

Michael Olise é, até ao momento, a contratação mais cara da Bundesliga, tendo custado 53 milhões de euros aos cofres do Bayern de Munique. Contratado ao Crystal Palace, Olise, oferece velocidade nas alas e uma ameaça constante de golos.

O jogador de 22 anos impressionou com 10 tentos na Premier League e seis assistências em 19 jogos pelo Palace na última temporada. Nascido em Londres, Olise ganhou uma medalha de prata pela seleção francesa nos Jogos Olímpicos de Paris e espera-se que em breve seja chamado à equipa principal dos 'bleus'.

Olise chegou a Munique este verão, juntamente com João Palhinha e o defesa Hiroki Ito.

Pascal Gross (Borussia Dortmund)

A chegada de Gross, de 33 anos, pode parecer incomum para um clube conhecido por contratar jovens promissores, mas o médio alemão pode ser exatamente o que o Borussia Dortmund precisa esta temporada.

O Dortmund tem exibido alguns dos melhores jovens talentos do jogo nos últimos anos, mas tem faltado criatividade e maturidade no meio-campo. Um médio com olho para o golo, Gross junta-se ao Borussia após sete anos no Brighton, onde foi duas vezes nomeado o melhor jogador dos 'seaguls' na Premier League.

Adepto do Dortmund desde criança, Gross fez a sua estreia pela Alemanha aos 32 anos e esteve ao serviço a equipa germânica no último Euro 2024.

Gross não perdeu tempo em se adaptar, com duas assistências no primeiro jogo do seu novo clube, diante do Phoenix Luebeck, que o Borussia venceu por 4-1.

Aleix Garcia (Bayer Leverkusen)

Não só o Bayer Leverkusen manteve os jogadores que os levaram ao seu primeiro título da Bundesliga, como também adicionaram o espanhol Aleix Garcia.

Garcia foi o maestro do meio-campo no surpreendente Girona, que chegou ao terceiro lugar na La Liga na última temporada e oferece ao treinador Xabi Alonso segurança adicional no centro do terreno.

O jogador de 27 anos capitaneou a formação catalã e, apesar de ser um médio defensivo, ainda contribuiu com três golos e seis assistências em 37 jogos.

Garcia também poderá aliviar a pressão sobre o pilar do meio-campo Granit Xhaka, que jogou mais minutos do que qualquer outro jogador de campo dos 'farmacêuticos' na última temporada.

Deniz Undav (Stuttgart)

Embora tecnicamente não seja uma nova adição - Undav passou a última temporada emprestado ao Estugarda - o jogador assinou um contrato permanente com o clube alemão no verão, vindo do Brighton.

Deniz Undav foi um dos vários jogadores que se destacaram sob o comando de Sebastian Hoeness na última temporada, e que levou o Estugarda de um clube a lutar pela permanência, até ao segundo lugar á frente do Bayern de Munique.

Com Serhou Guirassy e Waldemar Anton a caminho do Dortmund e o defesa Ito para o Bayern, o avançado alemão será ainda mais crucial no regresso do Estugarda à Liga dos Campeões após uma ausência de 14 anos.

Undav já impressionou esta temporada, ao marcar um golo no jogo da Supertaça diante do Bayer Leverkusen, apenas um minuto após ter entrado em campo.

Embora o Estugarda tenha perdido o jogo nos penáltis, o avançado germânico foi eleito o homem do jogo, apesar de ter jogado apenas 28 minutos.

Antonio Nusa (RB Leipzig)

Conhecido por descobrir uma série de futuras estrelas, o RB Leipzig espera que a chegada de Antonio Nusa compense a saída de Dani Olmo, que se mudou para o Barcelona.

Nusa, de 19 anos, chegou ao Leipzig vindo do Club Brugge em agosto por  22 milhões de euros - isto um ano depois de uma transferência de 37 milhões de euros para o Brentford da Premier League ter falhado.

O extremo marcou na estreia na vitória do Leipzig por 4-1 sobre o Essen na primeira eliminatória da Taça da Alemanha.

"Sei que o Dani Olmo era um grande jogador aqui. Quero preencher essas lacunas e brilhar à minha maneira," disse após o encontro.