A Liga alemã de futebol anunciou hoje que irá propor na segunda-feira uma interrupção total dos campeonatos da primeira e segundas divisões até 02 de abril, devido ao Covid-19.

“A presidência da DFL irá propor na segunda-feira na assembleia-geral a interrupção dos jogos das duas ligas, a partir de terça-feira e até 02 de abril, inclusive, após as datas internacionais”, indicou a ‘Bundesliga’ em comunicado.

Em relação aos jogos da 26.ª jornada, agendados entre hoje e segunda-feira, mantêm-se, mas sob reserva e até alerta das autoridades sanitárias.

“A DFL e os clubes estão em contacto permanente com o ministro federal da saúde e das autoridades locais. A regra é que as recomendações dadas devem ser seguidas”, adianta o comunicado.

O organismo diz ainda que o objetivo é chegar “ao final da época antes do verão, por razões desportivas”, lembrando que uma paragem definitiva da época colocará “em perigo a sobrevivência de alguns clubes”.

Um prolongamento da época implicará um adiamento ou anulação do Europeu de futebol de 2020, competição que estará na discussão na reunião, por videoconferência, de terça-feira entre a UEFA e as 55 federações membro.

Em Portugal, Itália e Espanha os campeonatos estão suspensos devido à pandemia de Covid-19, a França vai seguir o mesmo caminho e em Inglaterra também poderá haver hoje uma decisão no sentido de parar a ‘Premier League’.

Na Alemanha, as decisões competem os governos regionais, com os jogos da ‘Bundesliga’ agendados entre hoje e segunda-feira, mas à porta fechada.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.