O Borussia Dortmund, finalista da Liga dos Campeões, perdeu hoje em Mainz, por 3-0, na 33.ª e penúltima jornada da Liga alemã de futebol, num jogo em que o treinador croata Edin Terzic apresentou um ‘onze’ alternativo.

A equipa de Dortmund assegurou a presença na final da ‘Champions’ ao vencer por 1-0 no terreno do Paris Saint-Germain, na terça-feira, e Terzic fez descansar os habituais titulares.

O Mainz, que está na luta pela manutenção, aproveitou o bónus e fez pela vida, com uma entrada avassaladora que lhe permitiu garantir tranquilamente a vitória com menos de um terço da partida decorrido.

Um golo do médio luxemburguês Leandro Barreiro, aos 12 minutos, e um ‘bis’ do sul-coreano Sung-Jae Lee, aos 19 e 23, assegurara o triunfo do Mainz, de nada valendo as apostas em Julien Brandt, Jadon Sancho e Ian Maatsen, durante a segunda parte.

Para o Dortmund este jogo não era importante, não só está apurado para a final da ‘Champions’, na qual vai defrontar o Real Madrid, como já garantiu o apuramento para aquela competição através do quinto lugar que ocupa no campeonato, com 60 pontos, mais 14 do que o Eintracht Frankfurt, sexto classificado.

Nos outros jogos de hoje da 33.ª jornada, registaram-se três empates 1-1 nas partidas Leipzig-Werder Bremen, Friburgo-Heidenheim e Borussia Mönchengladbach-Eintracht Frankfurt, e uma vitória caseira do Colónia sobre o Union Berlim, por 3-2, duas equipas que ainda lutam pela manutenção.

O novo campeão Bayer Leverkusen lidera com 84 pontos (32 jogos), seguido do Estugarda, com 70 (33), do Bayern, com 69 (32), do Leipzig, com 64 (33), e do Borussia Dortmund, com 60 (33), quinteto que já assegurou a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

No fundo da tabela, o Mainz, com a vitória de hoje sobre o Dortmund, ultrapassou o Union Berlim, e saiu da zona de despromoção, com 32 pontos, mais dois do que o rival da capital e mais cinco do que o Colónia.

Tudo se decidirá na derradeira jornada, no próximo sábado, em relação à luta pela manutenção, com o Mainz a visitar o Wolfsburgo, o Union de Berlim a receber o Friburgo e com o Colónia a deslocar-se ao terreno do Heidenheim.