O ex-futebolista internacional alemão Stefan Effenberg foi despedido do comando técnico do Paderborn, quase cinco meses depois de ter assumido o cargo e num momento em que a equipa não vence há 12 jogos na II Liga alemã.

“Terminou a colaboração com Stefan Effenberg”, informou hoje o presidente do clube, Wilfried Finke, em declarações ao sítio oficial do clube, que na última época estava na Liga principal, e sem adiantar mais detalhes.

Effenberg, de 47 anos, tinha assumido o comando técnico do clube em meados de outubro do último ano, mas, naquela que foi a sua primeira experiência como treinador, foi incapaz de inverter a tendência negativa, com a equipa em risco de descer à terceira divisão.

O ex-jogador, de temperamento ‘explosivo’ – foi afastado da seleção em 1994, depois de no Mundial dos Estados Unidos ter feito um gesto ofensivo com a mão em direção aos adeptos -, venceu apenas os dois primeiros jogos.

O antigo médio, que terminou a sua carreira de futebolista ao serviço do Wolfsburgo, em 2003, chegou a conquistar o título europeu em 2001, ao serviço do Bayern Munique.

O Paderborn, equipa em que joga o guarda-redes português Daniel Fernandes, é 17.º e penúltimo classificado da II Liga.