A empresa Hermes e o jornal alemão Bild anunciaram esta terla-feira a criação de um logo com a frase "Nós ajudamos! #refugeeswelcome", que será colocado nas camisolas das 36 equipas que compõem as primeira e segunda divisões alemãs de futebol.

O logo irá ser colocado na manga esquerda das camisolas de cada clube e nasceu de uma iniciativa que visa encorajar os adeptos a ajudarem na crise de refugiados que assola a Europa.

“Queremos passar a imagem de que todos podem ajudar, quando ou quantos puderem”, disse o diretor-desportivo do Bayer Leverkusen, Rudi Voeller.

Vários clubes alemães já demonstraram a sua disponibilidade para ajudar e apoiar as famílias de refugiados que se deslocaram para a Alemanha.

O Bayern de Munique doou um milhão de euros e prometeu realizar um campo de treinos para as crianças refugiadas, no qual iria oferecer comida, equipamentos desportivos e aulas de alemão.

O Wolfsburg convidou 1.200 refugiados para assistirem hoje à partida de estreia do clube na Liga dos Campeões, na receção ao CSKA de Moscovo.

Na semana passada, a Federação Alemã de Futebol anunciou a extensão, por três anos, do programa "1-0 for a welcome", que visa a integração de refugiados através do futebol.