O Hoffenheim foi este domingo ao terreno do Hertha de Berlim golear por expressivos 5-0, numa 17.ª jornada da Liga alemã de futebol na qual o Friburgo deixou fugir, nos descontos, a possibilidade de deixar a 'lanterna-vermelha'.

O defesa norte-americano John Anthony Brooks iniciou o descalabro do Hertha, com um autogolo aos 23 minutos, seguido de dois penaltis convertidos pelo médio bósnio Sejad Salihović (26 e 39).

O resultado ainda foi mais avolumado na etapa complementar, com tentos do avançado Sven Schipplock (74) e Sebastian Rudy (84), ambos assistidos por Roberto Firmino.

O Hoffenheim é agora sétimo com 26 pontos, a um da Europa, enquanto o Hertha de Berlim é 13.º com 18.

O Friburgo esteve perto de deixar o último lugar para o Borussia Dortmund, mas, a vencer em casa o Hannover por 2-0 até aos 83 minutos, ainda permitiu o empate, sofrido já aos 90+3.

Frantz (45) e Kempf (81) deram vantagem aos locais, mas Bittencourt (83) reduziu logo depois do 2-0 e o espanhol Joselu (90+3) empatou, aproveitando um mau alívio do guarda-redes suíço Roman Bürki.

O Hannover é oitavo com 24 pontos, enquanto o Friburgo igualou o Borussia Dortmund com 15 pontos, ambos a dois pontos de um trio composto pelos 'históricos' Hamburgo, Estugarda e Werder Bremen.