O Schalke 04 conquistou hoje o quarto lugar e o acesso ao "play-off" da Liga dos Campeões, na 34.ª e última jornada da liga alemã de futebol, marcada também pela despromoção do Fortuna Dusseldorf.
A formação de Gelsenkirchen venceu no reduto do Friburgo, quinto classificado, por 2-1, passando a contar 55 pontos, contra 51 do adversário direto, que vai à Liga Europa.
Os forasteiros marcaram primeiro, aos 20 minutos, por Julian Drexler, o francês Jonathan Schmid ainda empatou, aos 54, mas, aos 57, Julian Schuster marcou na baliza errada e selou o triunfo “milionário” do “onze” de Jens Keller.
O outro lugar de acesso à Liga Europa pertence ao Eintracht Frankfurt, que empatou em casa a duas bolas com o Wolfsburgo, depois de ter estado a perder por 2-0, ficando no sexto posto, com 50 pontos.
Na luta pela manutenção, o Hoffenheim surpreendeu no terreno do segundo classificado, o Borussia Dortmund, com uma vitória por 2-1 e subiu ao 16.º lugar com 31 pontos, o que deixa a equipa no "play-off" de despromoção, que vai ser disputado com o Kaiserslautern, terceiro classificado da segunda liga alemã.
O polaco Robert Lewandowski adiantou os vice-campeões, logo aos seis minutos, mas, na parte final, aos 77 e 82, o bósnio Sejad Sahilovic deu a volta ao resultado, em duas grandes penalidades, a segunda já com Grosskreutz na baliza, face à expulsão de Weindenfeller, já com as substituições esgotadas.
Já o Fortuna Dusseldorf, que entrou na última jornada acima da zona de despromoção, perdeu por 3-0 no reduto do Hannover e foi relegado ao segundo escalão do futebol alemão, acompanhando o Greuther Furth, que já estava despromovido.
Quem se salvou foi o Augsburgo, que saltou do 16.º para o 15º lugar, ao vencer precisamente na receção ao “lanterna vermelha”, por 3-1, num embate decidido quando o sul-coreano Dong-won Ji apontou o terceiro dos locais, aos 74 minutos.
O campeão Bayern Munique acabou em beleza, ao vencer no terreno do Borussia M'gladbach por 4-3, com destaque para o francês Franck Ribéry, que marcou dois golos e fez outras tantas assistências, num embate que os bávaros estiveram a perder por 3-1.
Os finalistas da Liga dos Campeões bateram o recorde de pontos na Bundesliga, terminando a prova com 91 pontos, além de estabelecerem o máximo de vitórias na competição, com 29 triunfos em 34 partidas. Quase chegaram aos 100 golos (98).
Os melhores marcadores da prova foram o polaco Robert Lewandowski, do Borussia de Dortmund, e Stefan Kiessling, do Bayern Leverkusen, cada um com 25 golos marcados.