A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) já tem uma resposta positiva do Governo para garantir pensões de velhice a antigos futebolistas internacionais cabo-verdianos que vinham reclamando pelo contributo prestado ao País através da seleção nacional.

Em entrevista à Inforpress, o líder federativo explicitou que interveio junto do Ministério do Desporto e que já está garantida a possibilidade destes futebolistas que outrora representaram as cores nacionais, passarem a usufruir de uma pensão, mediante requisitos de leis, uma vez que alguns padecem de lesões contraídas durante a sua atividade futebolística.

Mário Semedo, que tem vindo a trabalhar este projeto junto de alguns dos antigos atletas, como o ex-goleador Zé di Nhana, uma das referências da primeira seleção de sempre de futebol cabo-verdiano, nos anos 70, e que tem estado à frente desta “comissão representativa”, disse que estes já estão a par do resultado destas diligências.

De momento, explicitou, aguarda-se pela alteração da lei no sentido de permitir que uma pensão venha a ser aplicada a ex-internacionais de futebol, no quadro de uma norma já existente em sectores outros como a cultura.

Esta pensão, realçou, pode ser atribuída aos antigos atletas, de acordo com requisitos que a própria lei em si já exige.

Recorde-se que, antigas glórias do futebol cabo-verdiano vêm reclamando junto do Governo desde o início de 2019 por uma pensão de velhice, com o argumento de que “alguns atletas que outrora levaram a bandeira nacional padecem de dificuldade para sobreviver e que inclusive alguns perderam a vida sem nunca terem sido reconhecidos financeiramente em vida pelo País”.

Os “Antigos Internacionais de Futebol de Onze” reivindicam por “uma necessária, indispensável e adequada intervenção” ao Governo, “no processo de reconhecimento à semelhança dos que mereceram os músicos”, como forma de salvaguardar a dignidade dos que outrora representaram a seleção nacional.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.