O antigo adjunto de Lúcio Antunes na equipa técnica da seleção cabo-verdiana de futebol, Beto Cardoso, é o novo treinador do Sporting Clube da Praia, sucedendo a Janito Carvalho, que deixou na segunda-feira a equipa.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Sporting da Praia, Paulo Veiga, confirmou a contratação de Beto Cardoso, dizendo que, após a "rescisão amigável" com Janito Carvalho, o ex-adjunto de Lúcio Antunes na seleção cabo-verdiana de futebol "foi a primeira escolha".
"É um excelente treinador, que já teve muito sucesso no Sporting da Praia. E, além do seu currículo, é o que melhor conhece a maioria dos jogadores do plantel", acrescentou o dirigente leonino, garantindo que Beto Cardoso foi contratado para o que resta da época desportiva, estando "em aberto" a sua continuidade para a próxima.
Quanto à saída de Janito Carvalho, numa altura em que os "leões" da capital cabo-verdiana vão disputar as meias-finais do campeonato nacional de futebol, Paulo Veiga não explicou os motivos, limitando-se a dizer que "tudo tem seu tempo".
Beto Cardoso, um dos treinadores mais experientes na ilha de Santiago, disse que aceitou o convite por acreditar que o Sporting da Praia tem um plantel "com qualidade e com condições" para atingir o objetivo, voltar aos títulos nacionais em Cabo Verde.
Questionado se poderá continuar no Sporting na próxima época, o professor respondeu que "no futebol tudo está em aberto", salientando, porém, que tem "outras pretensões" na seleção cabo-verdiana de futebol, onde é treinador interino até a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) encontrar o técnico principal.
O professor Beto, que terá como adjuntos os "inseparáveis" Djimy, Bera e Di I, antigo avançado do Sporting, regressa a uma casa que bem conhece, pois orientou os "leões" em meados da última década, tendo-se sagrado por três vezes campeão nacional e por quarto vezes campeão regional.
Ainda teve tempo para orientar a seleção de Santiago no torneio Inter-Ilhas de 2009, vencendo a seleção anfitriã de Santo Antão. Também já treinou os Travadores e o Boavista da Praia.
Agora terá a tarefa de, em poucos dias, preparar o Sporting da Praia para os jogos das meias-finais do campeonato cabo-verdiano de futebol, em que vai ter pela frente a Académica do Fogo.
Na outra semifinal, a Académica do Porto Novo vai medir forças com o campeão em título, Mindelense. Os jogos acontecem no próximo sábado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.