O Centro de Estágio do Sal, que leva o nome “Djô de Pedra de Lume”, será realidade dentro de nove meses, depois do lançamento da primeira pedra hoje no largo de Horta, nos Espargos, onde será erigida.
Testemunhado pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, na presença do presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Victor Osório, familiares do malogrado homenageado, e outras figuras, o monumento desportivo, avaliado em mais de 450 mil dólares, é financiado na sua totalidade pela FIFA.
As obras do Centro de Estágio, cuja execução decorre num prazo de nove meses e leva o nome de “ um dos melhores guarda-redes cabo-verdianos de todos os tempos”, deverão ser concluídas em Julho de 2017.
Na ocasião, Júlio Lopes salientou que em “boa hora” surge este projecto que se encaixa, conforme disse, “perfeitamente” no programa de transformação dessa zona numa cidade desportiva, num espaço verde e de lazer.
“Trata-se de um dia importante para o desporto, designadamente o futebol na ilha do Sal. Além desta bela parceria com a Federação Cabo-verdiana de Futebol, a nossa intenção é, também, estendê-la a todos os clubes do Sal interessados em construir as suas academias”, indicou.
Considerando que este projecto irá ter um grande impacto no desenvolvimento do desporto na ilha, concomitantemente, na juventude, o autarca destacou ainda o facto de a câmara estabelecer um fundo de desporto que vai financiar, explica, todas as actividades realizadas pelos agentes desportivos locais.
“Vamos até mais longe, fazendo parcerias com os clubes federados no sentido de também poderem construir os seus campos de futebol relvado, com impacto significativo na melhoria das infra-estruturas desportivas na ilha do Sal”, manifestou.
Júlio Lopes reiterou, para concluir, que o seu programa de governação para os próximos quatro anos “ é ambicioso” e quer que o desporto, o futebol, particularmente, seja um elemento da projecção da ilha turística no contexto nacional.
Já Victor Osório, esclarecendo que o Centro de Estágio “Djô de Pedra de Lume” vai ser essencialmente virado para a formação, lembrou que o projecto que ora se inicia, data desde 2014, apresentado à FIFA pela antiga direcção, na pessoa de Mário Semedo, e acolhido pela Federação Internacional de Futebol, no âmbito de seu projecto “Goal FIFA Forward”.
“É um projecto complexo, virado essencialmente para a formação, para as escolas de formação, mas que não abarca, naturalmente, só o futebol.
Vamos dar início a uma obra rigorosa, que tem seu tempo para se iniciar, terminar e entrar em funcionamento, porque temos outros projectos a apresentar”, concluiu, anunciando, sem no entanto dizer onde, a construção do próximo centro de estágio no país, já em 2017.
Comentários