A equipa do Cutelinho e os seus dirigentes foram os vencedores dos prémios da segunda gala do desporto promovido pelo pelouro do Desporto da edilidade dos Mosteiros.
O evento realizado na noite de domingo, 21, começou com três horas de atraso e só veio a terminar por volta das 23 horas, tendo premiado os melhores da época desportiva 2014/15.
O Cutelinho, que no campeonato regional de futebol classificou-se em terceira posição na referida época, foi galardoado como a melhor equipa dos Mosteiros, o seu treinador Ailton Macedo eleito melhor treinador, Adilson Ramos melhor dirigente e o seu ex-jogador, Manuel Ribeiro (Vává) a envergar atualmente as cores do Sporting da Praia, eleito como o melhor jogador da referida época desportiva.
Além disso, no onze ideal da época futebolista 2014/15, a formação de Cutelinho teve sete jogadores e apenas quatro da formação do No Pintcha local.
Na categoria de campeões foi premiada a formação de Grito Povo, vencedor do torneio Pedro Pires, e Barreira vencedor do torneio inter-zonas.
O melhor árbitro principal foi Hermógenes Fernandes e o melhor árbitro assistente, Manuel Socorro Fernandes.
Keny Miranda voltou a ser eleito o melhor atleta dos Mosteiros na modalidade de atletismo e Nilton Pires, da RTC, o melhor jornalista desportivo.
O treinador do Cutelinho Ailton Macedo disse à Inforpress que a ambição da sua equipa não é apenas receber os prémios municipais e pelo que está a trabalhar e por isso pede aos atletas a necessária mudança de mentalidade para conquistar o campeonato regional, porque “existe potencial nos Mosteiros para tal”, frisou.
Durante a gala foi atribuída menção honrosa à equipa de velhas glórias dos Mosteiros, pela organização do campeonato inter-zonas, à coordenação do desporto e educação física da delegação do Ministério da Educação e Desportos e à equipa do Atlético local que estreou esta época no futebol, já que pratica outras modalidades.
Um dos responsáveis desta agremiação desportiva criticou a organização por não considerar dirigentes desse clube na corrida para melhor dirigente e pediu à edilidade uma discriminação positiva, porque conforme disse não é cordial atribuir o mesmo apoio financeiro a um clube que pratica uma modalidade (futebol) com outra que pratica três modalidades (futebol, basquetebol e voleibol) e que movimenta mais de uma centena de atletas e cujo objetivo é fomentar a introdução das outras modalidades e levar a camada feminina a envolver-se na prática das modalidades desportivas.
O vereador do Desporto, Fábio Vieira, disse que a realização da gala enquadra-se na política do fomento do desenvolvimento dos desportos nos Mosteiros, anotando que os investimentos feitos até agora têm dado resultados positivos.
Segundo o autarca, a política pública do desenvolvimento do desporto nos Mosteiros assenta em quatro ideias fundamentais, nomeadamente a infraestruturação através de edificação de infraestruturas para prática do desporto, assim como a forma de gestão e conservação das infraestruturas, o apoio material e financeiro às organizações nas despesas de realização das suas atividades e o subsídio financeiro.
A formação e capacitação dos dirigentes desportivos e políticas de reconhecimento público para premiar o mérito dos atletas de modo a tornar mais competitivo são outras ideias, segundo Fábio Vieira, que na ocasião anunciou para breve o funcionamento do Conselho Municipal dos Desportos que, entre outros aspetos, vai dispor de um plano desportivo municipal, definir estratégias e desafios para o setor desportivo.
No ato foi atribuído subsídio financeiro às quatro equipas federadas do município, sendo que as duas que participam no primeiro escalão, Cutelinho e No Pintcha, receberam 80 mil escudos cada, e os que estão no segundo escalão, Atlético e Grito Povo, 50 mil cada.
A gala homenageou ainda um conjunto de personalidades do município como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento do desporto no município dos Mosteiros.
Comentários