As seleções da Guiné-Bissau e de Cabo Verde disputam, no dia oito do corrente mês, a final do V torneio Intercomunitário de futebol “Angola Avante”, em função dos primeiros lugares alcançados nos respetivos grupos.
Para chegar à final, a Guiné-Bissau venceu, domingo, na última jornada do grupo A, a sua congénere de Angola, por 3-1, num jogo disputado no estádio do Inatel, em Lisboa, terminando na frente com seis pontos, seguido dos angolanos, com três, e dos moçambicanos, sem pontuar.
Os golos guineenses foram apontados por Papé (duas vezes) e o terceiro resultou de um autogolo do angolano Ary. O tento de “honra” da equipa comunitária de Angola foi marcado por Dário.
Já Cabo Verde passeou classe diante dos seus adversários, ao terminar invicta no grupo B, com seis pontos. Na segunda posição ficou São Tomé e Príncipe, com três, e Brasil, sem pontuar, ocupou o último lugar. Na jornada derradeira desta série os santomenses bateram o Brasil por 3-1, com golos de Kilson, Lopes e Alísio. O golo solitário “canarinho” foi rubricado por Souza.
A formação da Guiné-Bissau vai tentar assim revalidar o título conquistado na edição transata (2013), defrontando um adversário que também já venceu esta competição, em 2010.
No mesmo dia Angola e São Tomé lutam para o terceiro lugar. Este desafio vai opor o vencedor da edição2011 (Angola) ao campeão de 2012 (São Tomé e Príncipe).
A lista de melhores marcadores é coliderada por Telmo Campos (Angola) e Papé, da Guiné-Bissau, ambos com três golos, seguidos pelos guineenses Pedro e Manuelinho, com dois tentos cada.
A prova visa saudar a Independência de Angola, a assinalar-se a 11 de novembro, e visa o convívio e o incentivo à prática desportiva no seio da comunidade dos países de língua portuguesa.
Comentários