A ilha de São Vicente volta a não ter equipas nas meias-finais do campeonato cabo-verdiano de futebol. A última vez que isto aconteceu foi na época 2003/2004, quando Académico do Sal, Sal-Rei da Boa Vista, Ultramarina de São Nicolau e Académica da Praia disputaram as semi-finais.

Aliás a época de 2003/2004, ano que a cidade do Mindelo não teve equipas nas meias-finais, foi um bocado "atípica". Os "grandes" do futebol cabo-verdiano foram suplantados por um Sal-Rei da Boa Vista forte, muito consistente, equipa que venceu o campeonato pela primeira vez e deu o segundo título à ilha da Boa Vista, depois da Académica da ilha das dunas ter vencido uma vez. Na final a duas mãos, o Sal-Rei foi até a Várzea, na cidade da Praia, vencer a Académica da Praia por 2-0, perdendo depois em casa por 2-1. Nesse ano destacou-se o avançado boavisteiro Ravs, autor de onze golos no campeonato.

De lá para cá, São Vicente teve sempre uma equipa nas semi-finais. Em 2004-2005 o Derby bateu o  Sporting da Praia na final (1-1 na Várzea e 4-3 em S. Vicente). No ano seguinte o Sporting viria a "vingar-se" da final perdida, eliminando o Derby nas meias-finais com duas virórias (1-0 e 2-0).

Na época 2005/2006 foi a vez da Académica do Mindelo chegar mais longe no nacional mas viria a perder a final para o Sporting da Praia. Depois de empatar na capital cabo-verdiana a zero bolas, a "Micá" empatou o segundo jogo no Mindelo a um golo, tendo sofrido o empate no minuto 90, num penalty muito contestado que sportiguista Dário não desperdiçou.

O Derby viria a perder outra final e outra vez nas mãos do Sporting da Praia. Foi em 2007/2008, com vitória 1-0 no Mindelo e derrota por 3-0 na Várzea. No ano seguinte foi a vez do Mindelense ser eliminado  pelo Sporting da Praia mas agora nas meias-finais. Num duelo de "leões", os do Mindelo empataram o primeiro encontro em casa a zero bolas mas viriam a perder 3-0 na Várzea para os "leões" da capital que venceriam o nacional nesse ano, derrotando a Académica da Praia na final.

O Batuque chegou às meias-finais pela primeira vez em 2009/2010 mas foi eliminado nessa fase pelo Sporting da Praia, equipa que parece ter um "gosto" especial em vencer equipas de São Vicente. Na primeira mão o Sporting ganhou por 1-0 e empatou o segundo jogo com o Batuque no Mindelo.

No ano passado o campeonato ficou finalmente no Mindelo, com o Mindelense a bater o Sporting na Várzea por 1-0 e a empatar a zero bolas no Adérito Sena, conquistando um título que lhes fugia desde 1998.

Este ano a cidade do Mindelo tinha a oportunidade de colocar duas equipas nas meias-finais mas na última jornada, Mindelense e Batuque falharam os objetivos. E ambas as formações só precisavam de um empate. No caso do Mindelense, foi mais "doloroso", uma vez que os "leões" do Mindelo jogavam em casa, perante o seu fervoroso público mas a Académica do Porto Novo soube dar a volta a todas as adversidades e vencer o encontro por 2-0.

O Batuque pode sentir-se "traído" pelos regulamentos. A equipa axadrezada tinha até melhor diferença de golos mas como o primeiro critério de desempate foi os pontos conseguidos pelas três formações nos jogos entre eles (Batuque, Juventude do Sal e Académica do Fogo), a formação orientada por Piki terminou foi último dos três.

Nas meias finais teremos um Sporting-Académica do Porto Novo, uma reedição da semi-final do ano passado, ganha pelos "leões" da capital. Atlético de São Nicolau e Académica do Fogo disputam a outra vaga da final.