As obras de conclusão do estádio municipal de Santa Cataria vão arrancar este ano, depois da época das chuvas, avançou hoje à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Francisco Tavares.

O autarca fez esta revelação durante uma conferência de imprensa, para o balanço da época desportiva 2013/2014 no concelho, onde disse que está previsto no plano de atividade e de orçamento deste ano um investimento de cerca de 53 mil contos (486. 519 euros) para a conclusão do Estádio de Cumbém, que há seis anos está parado.

Em 2009 iniciou-se a construção do estádio municipal com as verbas do Governo, mas, de acordo com o edil, de uns anos para cá, depois da sua paralisação, a autarquia tem pedido apoio governamental para a conclusão das obras, mas que “infelizmente” não obtiveram resposta.

“Tratando-se de uma infraestrutura social, ou seja, que não tem retorno, nós privilegiamos no mandato anterior investimentos em infraestruturas que têm retorno como os mercados, e, neste mandato, vamos continuar com as obras com o recurso da câmara, seja via financiamento bancário, seja com o recurso da nossa tesouraria”, afirmou.

Instado sobre a melhoria da estrada de acesso para o estádio o municipal, o edil disse que o estádio tem problemas estruturais, não com a sua construção em termos de engenharia, mas em termos da sua localização.

“É um estádio que definitivamente fica comprometido porque fica localizado numa zona onde foi necessário muito trabalho em escavação e remoção de terra e gastou-se cerca de 53 mil contos, o que dá mais um estádio”, justificou, acrescentando que a infraestrutura fica também numa zona densamente povoada, de tal forma que, “é difícil criar condições de acessibilidade e condições de segurança em torno do estádio”.

De qualquer forma, realçou que as obras de conclusão do estádio incluem todo o ordenamento possível à sua volta.