A equipa de Parque Real, do município de Santa Catarina do Fogo, é obrigada a vencer hoje o Grito Povo, dos Mosteiros, no jogo da segunda mão de liguilha, para ascender ao campeonato do primeiro escalão de futebol.
O Parque Real, vice-campeão do segundo escalão, conseguiu um empate a zero no jogo da primeira mão, disputado no Estádio Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros, e, por isso, no jogo da segunda mão só a vitória lhe interessa para chegar, pela primeira vez, ao campeonato do primeiro escalão.
O Grito Povo, por seu lado, penúltimo classificado do campeonato regional do primeiro escalão, época 2013/14, necessita apenas de empate com golos para continuar a participar na prova mais importante da ilha do Fogo.
Em caso de empate a zero durante o período regulamentar, segundo o presidente da Associação Regional de Futebol, Pedro Pires, haverá um prolongamento.
Se persistir o empate, a equipa que vai integrar o campeonato do primeiro escalão será encontrada na marcação de grandes penalidades.
Em caso de vitória do Parque Real, o município de Santa Catarina do Fogo, que nas duas últimas épocas não tinha nenhum representante no primeiro escalão, passa a ter duas equipas já que a formação de Baxada, campeão do segundo escalão, ascendeu de forma directa ao primeiro.
Em caso da vitória do Grito Povo, os Mosteiros continua ter três representantes (Cutelinho, No Pintcha e Grito Povo), Santa Catarina uma equipa (Baxada) e São Filipe seis equipas (Académica, Botafogo, União de São Lourenço, Spartak, Valencia e Vulcânico).
No campo de São Lourenço disputa este fim-de-semana os jogos referentes a terceira jornada do torneio de São Lourenço, com os jogos São Jorge - Galinheiro e Santo António - Às-Hortas, sábado, para o grupo A, e Curral Grande – Ponta Verde e Achada Mentirosa – Lomba, domingo, a contar para o grupo B.
Comentários