O primeiro adversário de Portugal na Taça das Confederações é o México, num jogo agendado para 18 de junho na Kazan Arena, em Cazã. Na qualificação para o Mundial2018, os mexicanos disputaram seis partidas, tendo vencido quatro e empatado por duas vezes.

Recorde-se que o México chega a esta Taça das Confederações na qualidade de vencedor da Taça de Ouro da CONCACAF. Contudo, na última Taça América, em 2016, os mexicanos sofreram uma humilhação ao serem goleados pelo Chile (vencedor da prova) por 7-0 nos oitavos de final.

Também no Grupo A está a anfitriã Rússia, contra quem os campeões europeus jogam no dia 21, em Moscovo. Por estar automaticamente qualificada para o Mundial2018, por ser o país-sede, os russos disputaram apenas jogos particulares depois do Euro2016. Das oito partidas, venceram três e perderam outras tantas, tendo empatado por duas ocasiões. Aliás, a Taça das Confederações serve também para os países anfitriões, que não disputam jogos oficiais, contarem com mais rodagem em grandes competições antes da maior prova de futebol do mundo, além de testar a segurança, infraestuturas e organização do próprio país.

Por último, em São Petersburgo, os portugueses terão de medir forças com a Nova Zelândia a 24 de junho. Os vencedores da Taça das Nações da Federação de Futebol da Oceania venceram três das quatro partidas disputadas na qualificação para o Mundial2018 e empatado uma.

Pelo mediatismo do futebol europeu, Portugal entra na Taça das Confederações, pela primeira vez,como favorito. Depois de ter conquistado o Euro2016 em Paris, a turma orientada por Fernando Santos venceu quatro dos cinco jogos referentes à qualificação para o Mundial2014,tendo perdido apenas por uma vez contra a Suíça, líder do Grupo B. O ataque luso mostra-se ainda mais surpreendente com os seus 19 golos marcados e apenas três sofridos.

A Taça das Confederações 2017 vai ter inicio no dia 17 de junho e termina a 02 de julho, na Rússia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.