O treinador do 1.º de Dezembro, Nuno Cristóvão, assume como objetivo o apuramento para os 16 avos de final da Liga dos Campeões de futebol feminino, cuja fase de grupos começa no sábado, em Malta.

«O 1.º de Dezembro procura há muitos anos a passagem à fase seguinte. É a quarta vez que oriento a equipa na Liga dos Campeões e em duas ocasiões estivemos muito próximo do apuramento, e é por isso que vamos lutar», disse Nuno Cristóvão à agência Lusa.

O técnico realça que o primeiro jogo, frente à equipa irlandesa de Glentorean Belfast United, vai ser «o mais difícil», uma vez que não tem referências das irlandesas, «só elementos estatísticos, que valem o que valem».

«Tivemos de preparamo-nos sem o profundo conhecimento da equipa. Há características comuns às equipas britânicas, mas todas têm a sua forma de jogar», referiu.

Nuno Cristóvão sublinhou que as suas jogadoras «estão preparadas e muito motivadas», depois de no ano passado a equipa ter «perdido» 12 atletas para outros clubes.

«Praticamente tivemos de construir uma equipa nova, que se portou muitíssimo bem nas competições internas, vamos ver como se portam na competição internacional, que, como elas próprias dizem, é o ponto alto da época», explicou.

O técnico não esconde o desejo de a equipa escrever história em Malta e apurar-se para os 16 avos de final, «um facto inédito para o futebol feminino português», em 12 anos.

«Andam um ano inteiro a trabalhar para conseguir o apuramento para a Liga dos Campeões para depois poder desfrutar do momento e tentar agarrálo. Assim, a arte e o engenho nos permitam alcançar e copiar aquilo que as nossas raparigas mais novas fizeram», disse Nuno Cristóvão, reportando-se à seleção feminina de sub-19, que chegou às meias-finais do Europeu da categoria.

O 1.º de Dezembro está inserido no Grupo 3 de qualificação (existem oito), juntamente com a equipa da casa Birkirkara FC, o Olímpia Cluj-Napoca, da Roménia, e o Glentoran Belfast United.

O primeiro jogo está agendado para sábado, com as irlandesas, seguindo-se a 13 o encontro com as maltesas e três dias depois, a 16, com as romenas, sendo todos os encontros disputados no Estádio Centenary Ta’Qali, em Malta.

A qualificação é disputada em formato de míni-torneio, ou seja, as quatro equipas do grupo cão defrontar-se todas em seis dias.

O vencedor de cada grupo e os dois melhores segundos classificados (de todos os grupos), ou seja, 10 equipas, seguem para os 16 avos de final, onde vão encontrar as restantes 22 equipas que têm entrada direta nessa fase da prova, incluindo o campeão em título, as francesas do Olympique Lyonnais.