Este artigo tem mais de 10 anos
A Algarve Cup contará com as presenças da melhor jogadora do mundo em 2013, a guarda-redes germânica Nadine Angerer.
A XXI Algarve Cup, a terceira prova mais importante do futebol feminino mundial, que se disputa entre 5 e 12 de março, vai ser transmitida em 70 países, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"O torneio tem retorno, com a transmissão de jogos, em direto e em diferido, e também com resumos, em 70 países", indicou a diretora da federação, Mónica Jorge, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada na sede da Associação de Futebol do Algarve, em Faro.
A dirigente sublinhou que "o torneio terá impacto nestes 70 países, o que corresponde a uma clara mais-valia para o Algarve, que poderá chegar muito longe ao nível da sua promoção".
Enfatizando o potencial de promoção do país e da região além-fronteiras, Mónica Jorge deu como exemplo a audiência dos jogos do torneio transmitidos no Japão em 2012 - a equipa nipónica tinha conquistado o Mundial pouco antes -, na ordem dos 5,5 milhões de telespetadores.
"Esta prova mexe com a indústria", garantiu a diretora da FPF, lembrando a contribuição económica direta, nos hotéis e comércio local, que as equipas e respetivas comitivas ("staff", jogadoras e adeptos) deixam no Algarve.
Em termos desportivos, a Alemanha (campeã da Europa em título), os Estados Unidos (campeões olímpicos em 2012 e campeões em título do torneio) e o Japão (campeão do Mundo em 2011) vão concentrar as principais atenções.
"Este é o terceiro torneio internacional mais importante do futebol feminino mundial, a seguir ao Campeonato do Mundo e aos Jogos Olímpicos", sustentou Mónica Jorge.
A Algarve Cup contará com as presenças da melhor jogadora do mundo em 2013, a guarda-redes germânica Nadine Angerer, e da melhor treinadora do mundo, a alemã Silvia Neid.
O grupo A é composto por Alemanha, Noruega, China e Islândia, enquanto o grupo B integra Estados Unidos, Japão, Suécia e Dinamarca.
Portugal estará no grupo C, com Coreia do Norte, Rússia e Áustria, com o objetivo de "aprender e crescer", dando "mais experiência" a jogadoras jovens que integram os trabalhos da seleção principal pela primeira vez, frisou a responsável da FPF.
Portugal estreia-se com a Áustria no dia 5 de março, no Estádio da Belavista, no Parchal (Lagoa), onde volta a jogar com a Rússia, no dia 7, enquanto a partida com a Coreia do Norte (10 de março) decorre no Estádio Algarve. Os jogos da seleção portuguesa serão transmitidos na RTP2.
A conferência de imprensa realizada hoje contou também com os autarcas de Faro e de Loulé, Rogério Bacalhau e Vítor Aleixo, e representantes das autarquias de Albufeira, Lagoa, Lagos e Vila Real de Santo António, os seis concelhos onde vão decorrer os jogos da prova.
Comentários