O Brasil e o Canadá garantiram hoje a presença na final da Algarve Cup de futebol feminino, na qual Portugal vai tentar, frente à Dinamarca, fugir ao último lugar da prova.

Frente à Nova Zelândia, que era, em teoria, o adversário mais acessível no Grupo B, a 'equipa das quinas' sofreu a terceira derrota em outros tantos encontros, por culpa de um golo de Amber Hearn, aos 68 minutos, após um lance confuso na área lusa.

Com este triunfo, as neozelandesas garantiram uma vaga no encontro de atribuição do terceiro lugar, ultrapassando, graças à diferença de golos, a Rússia, que foi batida por 3-0 pelo Brasil, única equipa ainda sem derrotas em prova.

Na final, marcada para quarta-feira, o Brasil, sétimo do 'ranking' mundial, vai procurar o seu primeiro título na Algarve Cup, tal como o Canadá, 11.º, que venceu o Grupo A, depois de bater a Islândia, por 1-0.

A vantagem no confronto direto beneficiou as canadianas em relação às islandesas, que caíram para o segundo posto, com os mesmos seis pontos da formação norte-americana.

Na luta pelo terceiro posto da 'poule', a Bélgica levou a melhor sobre a Dinamarca, por 2-1, com as belgas a somarem os primeiros pontos na prova, beneficiando igualmente do confronto direto para deixar o último lugar.