O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro, ressalvou hoje a “contribuição para a igualdade entre o homem e a mulher” associada à contratação de uma treinadora portuguesa, Helena Costa, por um clube profissional francês de futebol.

Em nota enviada à agência Lusa, o governante começa por realçar as qualidades da técnica: “Estamos a falar de alguém competente e capaz, a quem um clube reconheceu capacidade para liderar um projeto desportivo”.

“No entanto, o facto da Helena Costa ser a primeira mulher a fazê-lo numa equipa profissional masculina assume um carácter simbólico que cumpre assinalar e que poderá contribuir de forma indelével para a igualdade de direitos das mulheres no desporto”, escreve Emídio Guerreiro.

O secretário de Estado releva ainda o facto de esta contratação ser um “quebrar de fronteiras” e antecipa o “efeito multiplicador que poderá gerar”.

Emídio Guerreiro disse esperar “que este momento sirva para atrair mais atenção para a componente feminina do Desporto, que é fundamental aumentar, seja ao nível das praticantes, seja ao nível das técnicas e dirigentes”.

A portuguesa Helena Costa, 36 anos, apelidada pela agência francesa France Presse de "Mourinho de saias", foi nomeada na quarta-feira para o cargo de treinadora do Clermont Foot (clube da segunda divisão francesa), tornando-se na primeira mulher a orientar um clube profissional de futebol masculino em França e uma das primeiras na Europa.