Os Estados Unidos, que nunca falharam o pódio e foram campeões em 1991 e 1999, e a Inglaterra qualificaram-se segunda-feira para os quartos de final do Mundial feminino de futebol, a decorrer no Canadá.
A formação norte-americana venceu a Colômbia por 2-0, com dois tentos obtidos após ter ficado em superioridade numérica, enquanto as inglesas bateram a Noruega, campeã em 1995, por 2-1, danda a volta ao tento inaugural das nórdicas.
Em Edmonton, os Estados Unidos confirmaram o favoritismo, mas a vitória só começou a ganhar forma aos 47 minutos, quando a guarda-redes colombiana Catalina Perez foi expulsa, depois de carregar a isolada Alex Morgan.
Na conversão do castigo máximo, aos 49 minutos, a ‘capitã’ Abby Wambach falhou o seu 15.º golo em mundiais – igualaria a recordista Marta (Brasil) -, ao atirar ao lado, mas, aos 53, Alex Morgan deu mesmo vantagem às norte-americanas.
Com mais uma unidade, a formação comandada por Jill Ellis controlou o jogo até ao fim e chegou ao segundo golo aos 66 minutos, em novo penálti, este convertido, por Carli Lloyd, a castigar falta de Angela Clavijo sobre Megan Rapinoe.
O único problema para os Estados Unidos foram os amarelos mostrados a Lauren Holiday e Megan Rapinoe, que, desta forma, vão falhar o encontro dos quartos de final, com a China (venceu os Camarões por 1-0).
No outro encontro realizado segunda-feira, em Otava, a Noruega adiantou-se aos 54 minutos, por Solveig Gulbrandson, de cabeça, após um canto e uma falta sobre a guarda-redes Karen Bardsley (eleita a melhor em campo) não assinalada.
As inglesas só demoraram, porém, sete minutos a responder, com Steph Houghton a marcar da mesma forma, de cabeça e após um canto, para, aos 76, Lucy Bronze materializar a reviravolta, com um grande pontapé de fora da área.
Nos quartos de final, fase em que caiu nas suas anteriores três presenças (1995, 2007 e 2011) – sendo que, então, era a primeira fase a eliminar -, a Inglaterra vai defrontar o anfitrião Canadá (venceu a Suíça por 1-0).
O embate entre a Alemanha (4-1 à Suécia) e a França (3-0 à Coreia do Sul) é o outro embate dos ‘quartos’ já conhecido, enquanto a Austrália (1-0 ao Brasil) está à espera do último jogo dos ‘oitavos’, hoje, entre o detentor Japão e a Holanda.
Comentários