O Europeu de futebol feminino na Suécia arrancou esta quarta-feira com dois empates, com Suécia e Dinamarca e Finlândia e Itália a repartirem os pontos em disputa nos primeiros jogos do grupo A do torneio.

Em Gotemburgo, num jogo equilibrado, a anfitriã Suécia desperdiçou duas grandes penalidades, a última a cinco minutos do fim, e consentiu um empate com a vizinha Dinamarca (1-1), com ambos os golos apontados no primeiro tempo.

Mariann Knudsen adiantou a Dinamarca, aos 26 minutos, e Nilla Fischer restabeleceu a igualdade, aos 35.

Na segunda parte, a Dinamarca foi bastante perigosa, de início, mas no final foi a Suécia a estar mais perto da vitória, desperdiçando grandes penalidades, aos 67 minutos, por Schellin, e aos 85, por Aslani.

Antes, em Halmstad, no jogo inaugural do torneio, a Itália foi mais forte, mas as finlandesas conseguiram segurar o nulo (0-0), mantendo-se na corrida para a passagem para a fase seguinte.

A Itália, de António Cabrini, chegou ao Europeu da Suécia sem sofrer golos, e mesmo privada da influente Elisabetta Tona, por lesão, continua muito forte no setor defensivo - mas não tanto nas manobras ofensivas.