O Marítimo venceu, esta manhã, o Valadares Gaia, por 1-0, em jogo em atraso da 11.ª jornada da Liga feminina de futebol. O único golo do jogo foi marcado pela internacional portuguesa Telma Encarnação, ainda na primeira parte.

Com os três pontos, a formação madeirense chega ao terceiro lugar da Liga feminina de futebol, com os mesmos pontos do SC Braga (28), mas com menos um jogo. A equipa de Vila Nova de Gaia está na sexta posição com 24 pontos.

A jogar em casa, o Valadares Gaia podia ter inaugurado o marcador por Malu Schmidt, logo aos 2 minutos, mas a avançada brasileira, isolada, atirou ao lado. Aos 5, novamente Malu Schmidt a rematar por cima, em mais uma oportunidade das nortenhas.

Com uma postura mais defensiva, o Marítimo ameaçou aos 23 minutos, em lance de contra-ataque. Telma Encarnação fugiu à defensiva contrária mas atirou por cima.

A equipa do Marítimo, por sua vez, ciente da força ofensiva do adversário nesta fase inicial, adotou uma postura defensiva, embora nem sempre sólida, jogando na expectativa e demonstrando organização na retaguarda. Mesmo privilegiando a defesa, as visitantes não hesitaram em aproveitar as oportunidades de contra-ataque, revelando uma abordagem estratégica equilibrada diante do ímpeto adversário, a partir do fecho do primeiro quarto de hora. Telma Encarnação, aos 23’, desmarcou-se muito bem, entre as centrais, mas o seu remate saiu por cima da barra, no primeiro momento de perigo criado pela equipa da ilha da Madeira.

Depois de Malu Schmidt, aos 29’, e Izzy Glennon aos 36’, falharem mais duas situações de perigo do Valadares, o Marítimo marcou, em contra-ataqyue. Rebekka Frederiksen deu para Érica Costa que cruzou para Telma Encarnação a rematar para o golo, aos 37 minutos.

No segundo tempo o Valadares Gaia bem tentou marcar mas esbarrou na boa organização do Marítimo. A equipa da Madeira continuava a ameaçar em contra-ataque e podia ter marcado aos 70 por Érica Costa e aos 75 por Telma Encarnação.

Ficha de jogo

Valadares Gaia 0-1 Marítimo (0-1 ao intervalo)

Liga BPI, Jornada 11, Complexo Desportivo de Valadares

Árbitra: Cristina Amaral
Árbitras assistentes: Sandrine Santos e Taisa Tavares
Quarta árbitra: Telma Frade

- Valadares Gaia: Erin Seppi, Marthe Enlid (Barbosinha, 61’), Shelby High (Inês Barge, 89’), Malu Schmidt (Eric Meg, 46’), Angeline da Costa (Amanda Cassidy, 89’), Megane Sauve, Izzy Glennon, Inês Queiroga (Cap.), Cris Vieira (Maria Baleia, 46’), Sydney Parker, Mafalda Barbóz.
Suplentes não utilizadas: Marta Massa, Ema Gonçalves, Inês Freitas, Rita Machado.
Treinador: José Nando
Disciplina: cartão amarelo para Shelby High (60’).

- Marítimo: Nicola Panis, Paula Fernandes (Cap.), Nicole Nunes, Telma Encarnação (Diana Freitas, 90’), Érica Costa (Clara Nóbrega, 90’), Catarina Abreu, Sofia Silva, Rebekka Frederiksen (Carlota Jardim, 85’), Lara Costa, Laura Luís (Sara Ferreira, 90’+2’), Mirianee Hernandez.
Suplentes não utilizadas: Bárbara Santos, Daniela Serrão, Carla Gonçalves.
Treinador: Albano Oliveira
Disciplina: cartão amarelo para Catarina Abreu (68’).

Golos: 0-1 (Telma Encarnação, 37’),