Dois golos na segunda parte garantiram hoje a vitória ao Atlético Ouriense sobre o ASA Tel-Aviv, em Fátima, conseguindo o clube de Ourém o apuramento para a Liga dos Campeões, feito inédito no futebol feminino português.

No segundo jogo do Grupo 8 de apuramento para a Liga dos Campeões, o Atlético Ouriense venceu por 2-1, golos de Mariana Coelho e Pisco, em duas falhas da guarda-redes da equipa de Israel, assegurando a segunda vitória e consequente apuramento.

O Atlético Ouriense surgiu ambicioso, ocupando espaços à frente e saindo à procura do golo em ataques rápidos, matendo a equipa contrária preocupada com a sua defesa, embora fosse o ASA Tel-Aviv quem detivesse o dominío do meio-campo, fruto da boa técnica das suas jogadoras.

Apesar da supremacia, só por duas ocasiões o Tel-Aviv criou na primeira parte perigo, num remate de Moran Lavi de primeira, aos 16 minutos, e, na jogada seguinte, numa boa tentativa de Eden Avital.

Na outra baliza, a guarda-redes resolveu bem a única tentativa do Atlético Ouriense no primeiro tempo, num remate bem colocado por Joana Marchão, aos 33 minutos.

A face do jogo alterou-se significativamente aos 53 minutos, quando Arava Shahaf foi expulsa por acumulação de cartões amarelos.

Em superioridade numérica, o Atlético Ouriense arriscou mais: Marco Ramos lançou Mariana Coelho para a frente e a equipa de Ourém passou a mandar no jogo.

A aposta de Marco Ramos quase resultou, quando Joana Marchão lançou Mariana Coelho, aos 64 minutos, e a extremo ficou isolada, mas rematou forte à barra.

A tarefa da equipa de Ourém simplificou-se ainda mais aos 66 minutos, quando o ASA Tel-Aviv ficou reduzido a nove elementos, em nova expulsão por acumulação de cartões amarelos.

A pressão acentuou-se e o Atlético Ouriense chegou mesmo ao golo: aos 69 minutos, Mariana Coelho escapou pela direita e cruzou largo, o vento desviou a bola para a baliza e Hanit Schwarz não conseguiu impedir o 1-0.

Claramente por cima, o Atlético Ouriense podia ter dilatado a vantagem aos 76 minutos, de novo por Mariana Coelho, que, em pleno coração da área adversária, rematou contra a guarda-redes israelita, que conseguiu desviar a bola para o poste.

Quando parecia que a equipa de Ourém estava perto do segundo golo, o ASA Tel-Aviv chegou ao empate: Sarit Shenar atirou à barra num livre à entrada da área e a recém-entrada Danielle Paz fez o 1-1 na recarga.

A desilusão abateu-se sobre a equipa de Ourém, que ainda reagiu e teve uma "recompensa": aos 89 minutos, Pisco rematou de longe e a guarda-redes Hanit Schwarz deixou a bola passar entre as pernas, permitindo a vitória da equipa da casa e um apuramento inédito para o futebol feminino portugugês.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.