A ADEP - Associação Desportiva Penamacorense, no distrito de Castelo Branco, abriu portas aos jovens espanhóis para viabilizar a participação das camadas jovens em competições oficiais.

O clube do concelho de Penamacor, um dos municípios mais envelhecidos do país, acolhe 70 jovens dos quatro aos 16 anos e entre eles há 12 oriundos de Espanha, mais concretamente da localidade vizinha de Valverde del Fresno.

Cinco destes jovens participam em competições com a camisola do clube, que na época passada teve de desistir "porque apenas havia 11 ou 12 jogadores", diz Filipe Batista, que coordena a equipa de treinadores das camadas jovens.

Segundo a direção, foi possível inscrever os atletas espanhóis graças a uma exceção da FIFA, que permite a integração de jogadores de localidades num raio de 50 quilómetros.

Valverde del Fresno e Penamacor estão separadas por 30 quilómetros.

«Muito provavelmente, fomos os primeiros a aproveitar a regra dos 50 quilómetros», conta António Duarte, o presidente da ADEP.

O clube continua a receber pedidos para novas inscrições.

«Alguns jovens já vieram ter connosco, mas temos de analisar, porque em primeiro lugar está a formação dirigida aos jovens de Penamacor», diz o mesmo responsável.

O clube espera que esta abertura também permita reunir mais apoios para a coletividade, que chegou a competir na III Divisão.

A ADEP treina do estádio municipal de Penamacor, que tem um relvado sintético, condições que não existem em Valverde del Fresno.

«Em Valverde, há equipas, mas não são de campo aberto», conta Clemente Hernandez, um jovem de 13 anos que treina duas vezes por semana em Penamacor.