O Salgueiros completa quinta-feira 100 anos sobre a sua fundação com a ambição de, depois de moribundo e “ligado à máquina”, renascer, qual Fénix, com o objetivo de regressar aos Nacionais de futebol.

Devido à impossibilidade de inscrever jogadores sob o seu antigo nome, dado o impedimento ditado pelas dívidas acumuladas em anos de gestão desastrosa, a alma salgueirista teve de renascer num corpo “clonado”.

“Sport Clube Salgueiros 08” foi o nome eleito para dar corpo aos sonhos do bairrista clube de Paranhos, fundado a 08 de dezembro de 1911, e que regressou ao futebol sénior em 2008/2009, começando pelo escalão mais baixo da AF Porto.

Presentemente, o “Salgueiros 08” ocupa o terceiro lugar da Divisão de Honra da AF Porto, com menos um jogo e a três pontos do líder Felgueiras, e tem as “baterias” apontadas à subida aos Nacionais.

O programa comemorativo da efeméride inclui uma missa de sufrágio pelos sócios, atletas, funcionários e dirigentes falecidos, pelas 08h30 horas, que antecede o tiro de partida para a 54.ª Volta a Paranhos em atletismo, previsto para as 10h45 horas.

Ao longo da tarde de quinta-feira, decorrerá o Torneio do Centenário, em polo aquático, com as equipas do Salgueiros, Sporting, seleção nacional de sub-19 e Clube Naval Povoense, nas Piscinas de Campanha.

Pelas 15h00, no Estádio do Padroense, casa emprestada do Salgueiros 08, dado o clube ter ficado sem estádio próprio, decorrerá o encontro com o “lanterna vermelha” Vilarinho, da 13.ª jornada da Divisão de Honra da AF Porto.

No auditório da Junta de Freguesia de Paranhos, pelas 21h30, decorrerá uma sessão solene para a entrega de emblemas e diplomas aos sócios que completam 25 e 50 anos de filiação.

Para além do futebol, sob o nome de Salgueiros 08, o velhinho clube de Paranhos anda com a “casa às costas” com as secções de polo aquático, andebol, desportos motorizados e atletismo.

O Salgueiros 08 é totalmente amador e os gastos com a manutenção da equipa são assegurados na sua grande parte pelo Sport Comércio e Salgueiros, que tem como principal rendimento as receitas da sua sala de Bingo.

O aparecimento da nova equipa registou uma enorme recetividade por parte dos adeptos e simpatizantes do Salgueiros, que ocorrem sempre em número significativo aos jogos, mantendo acesa a “alma salgueirista”.

Os responsáveis estão otimistas que um dia o Salgueiros 08 se possa fundir ao Sport Comércio, mas, para tal, é necessário solucionar os problemas financeiros, nomeadamente as dividas ao Fisco, Segurança Social e a ex-jogadores.

Para o Sport Comércio e Salgueiros “limpar a face” terá que liquidar mais de 7,5 milhões de euros ao Fisco e à Segurança Social e 1,75 milhões de euros de dívidas a cerca de três dezenas de ex-jogadores.

Sport Comércio e Salgueiros e Boavista, vizinhos irmanados pela crise financeira aguda que atravessam e que coloca em causa a sua sobrevivência, são dois dos campeões das dívidas ao Fisco e Segurança Social.