O Gondomar, clube que disputa a Série B do Campeonato de Portugal, criticou esta terça-feira o modelo em vigor do terceiro escalão do futebol português.

Numa publicação na rede social Facebook, o clube nortenho lamenta a "falta de oportunidade de lutar pela subida de divisão" à Segunda Liga, reservada apenas aos três melhores segundos classificados das cinco séries.

A cinco jornadas do final da primeira fase, a Série B é a que tem o pior dos cinco segundos classificados das séries A à E. O Gondomar, atual terceiro classificado com 44 pontos, está a um de Sp. Espinho e Felgueiras.

"Neste momento, e ainda a 5 jornadas do fim da prova, podemos já afirmar, com uma base de segurança praticamente absoluta, que o 2º classificado da nossa série, a B, não jogará o play-off de subida. E isto acontece precisamente porque a Série B é a mais equilibrada e disputada de todas (os números assim o provam)", pode ler-se na publicação.

"Infelizmente, essa competitividade, em vez de ser recompensada, acaba por ser 'castigada', ao tornar impossível o apuramento do 2º classificado para o play-off de subida", critica o clube.

O Gondomar queixa-se ainda que apenas duas de 80 equipas poderão subir à Segunda Liga, criticando a "falência" do formato competitivo.

"O número de subidas/descidas é outra questão que carece, do nosso ponto de vista, de uma profunda reflexão. Como podemos pretender um campeonato forte quando, num campeonato de 80 equipas, apenas 2 terão acesso às ligas profissionais? Não encontraremos, por essa Europa fora (particularmente nos países de referência a nível futebolístico), outro exemplo de tamanha injustiça nos 2º, 3º ou 4º escalões", acrescenta.