O antigo jogador do FC Porto João Pinto é o novo técnico do Desportivo de Chaves, da II Divisão portuguesa de futebol, e já orientou o treino de hoje.
Em declarações à agência Lusa, João Pinto prometeu «trabalhar ao máximo» para conseguir resultados positivos e defender o clube, que ocupa a quinta posição da zona norte da II divisão, a sete pontos do líder Mirandela.
O técnico, que veio substituir Pedro Monteiro, afirmou que matematicamente ainda é possível «chegar ao topo», sendo esse o principal objetivo, embora não depende apenas do clube flaviense.
«Neste campeonato, o primeiro lugar é o mais importante, porque o segundo já é o primeiro dos últimos. Recuperar sete pontos é difícil, mas não impossível», disse.
Quanto a mudanças na equipa, João Pinto afiançou ser «ainda muito cedo» para fazer alterações, porque só ainda realizou um treino, mas após o primeiro contacto julga ter encontrado um grupo «empenhado e trabalhador».
Com a contratação do ex-jogador do FC Porto sobe para sete o número de treinadores que passaram pelo clube de Trás-os-Montes nos últimos 18 meses.
«Seria bom que os treinadores se mantivessem durante muitos anos nos clubes, mas o futebol é isto mesmo e em Portugal é prática recorrente mudar de técnicos», assentiu o treinador, que estava sem clube depois de ter deixado o Sporting da Covilhã, na época 2010/2011.
O presidente da Comissão Administrativa, Bruno Carvalho, avançou à agência Lusa que não conhece o trabalho do técnico e que não era o nome que queria para o clube.
«Não é treinador por minha decisão, mas por decisão da maioria que compõe a comissão administrativa», revelou.
O elo mais fraco, considerou o dirigente, são sempre os treinadores, por isso, realçou que os jogadores têm de correr mais e ter mais amor à camisola.
«Os salários e as contas do clube estão em dia, pelo que os jogadores têm de ser mais empenhados», disse.
João Pinto, de 51 anos, natural de Vila Nova de Gaia, fez toda a sua carreira profissional no FC Porto como defesa direito, contando com 70 jogos ao serviço da seleção portuguesa.
Terminada a sua carreira como jogador, João Pinto assumiu o comando técnico da equipa de juniores A do clube “azul e branco” em 1997 e, sete épocas depois, passou a estar ligado à equipa principal, desempenhando o papel de observador.