Dois quilos de arroz é quanto custa o «bilhete» para assistir ao Trofense-FC Porto B, jogo da 23.ª jornada da II Liga em futebol, cuja «receita» reverte a favor da Cruz Vermelha da Trofa (CVT).

A ideia surgiu porque, num momento em que, conforme contou à Lusa a coordenadora da CVT, «cada vez mais famílias pedem apoio às instituições», também o futebol pode, disse por sua vez o presidente do Trofense, «ser gerador de sorrisos».

Assim, no sábado, pelas 19h30, quem queira assistir ao jogo, pode fazê-lo pelo "preço" simbólico de duas embalagens de arroz, um dos alimentos que mais falta faz à delegação da CVT. O arroz deve ser trocado por bilhetes na loja do clube ou na delegação da CVT, entre outros lugares habituais de venda de ingressos.

«Os pedidos de ajuda por parte de famílias desfavorecidas duplicaram, na Trofa, de 2012 para 2013. Ou seja, os pedidos de emergência alimentar ultrapassam agora os 425. A CVT não recebe qualquer apoio do Estado, mas nem por isso deixa de exercer o seu papel, nomeadamente através da entrega de cabazes de Natal e com as refeições gratuitas servidas na nossa cantina social», descreveu, à agência Lusa, a coordenadora da CVT, Carla Silva.

Cerca de 150 quilos de arroz é quanto esta delegação da Cruz Vermelha estima que são gastos em cada mês na cantina social, um espaço aberto à hora de almoço, de segunda a sexta-feira, à hora de almoço.

Diariamente recebem uma refeição gratuita na cantina social da CVT 52 pessoas, um número que Carla Silva teme que, em 2014, aumente ao mesmo ritmo que diminui o número de donativos de particulares e empresas.

«Na Trofa sente-se muito a crise e o desemprego e existem poucas soluções. Ainda que o português e, claro, o trofense, tenha características incríveis de ser solidário apesar de também sentir necessidades, tememos que os donativos comecem a escassear», analisou Carla Silva.

Portanto, para a CVT veio mesmo a calhar esta parceria com o Trofense, 19.º classificado, que além de se associar à causa, vai tentar encher o estádio perante o FC Porto B, terceiro classificado, com mais 18 pontos.

«Venha apoiar o Trofense no jogo com o Porto B e torne o futebol um ato solidário», pede o médio Tiago, ex-internacional português e capitão do Trofense, num vídeo promocional, enquanto o presidente do emblema trofense, Paulo Melro, desafia os adeptos «a apoiar o Trofense e ajudar a Cruz Vermelha da Trofa a espalhar sorrisos».

O novo presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, também se associou a esta iniciativa, considerando que «o desporto tem a capacidade de mudar o mundo e a vida» e pedindo apoio a todos quantos «rodeiam a Trofa».

Quem contribuir com dinheiro - os preços mínimos por bilhete vão de 2,00 a 7,50 euros - pode fazê-lo, sendo que a "receita" reverte a favor da CVT.