São Tomé e Príncipe recebe na quarta-feira frente a Líbia na terceira jornada da fase de apuramento da Taça das Nações Africanas (CAN2017), confirmou hoje a agência Lusa segundo vice-presidente da Federação São-tomense de Futebol, Jasi Ramos.

Depois do jogo de quarta-feira, no estádio nacional '12 de Julho', a seleção de São Tomé e Príncipe deve deslocar-se ao Cairo (Egito) no dia 25, para, três dias depois, jogar a porta fechada com a seleção anfitriã.

As seleções da Líbia e de São Tomé e Príncipe não pontuaram e estão no último lugar do Grupo F.

De acordo com Jasi Ramos, a comitiva líbia comporta cerca de 43 elementos e chega ao arquipélago na madrugada desta terça-feira, sendo composta maioritariamente por jogadores profissionais que atuam fora do país.

O selecionador nacional, António do Rosário ‘Gimbôa’, vai contar com pelo menos quatro internacionais vindos da diáspora, nomeadamente Luís Leal, que atua na equipa paraguaia do Cerro Porteño, João Ramos, do clube francês Lusitanos, Harramiz Soares, do Farense, da Ii Liga portuguesa, e Jordão Diogo, da formação grega do Panachaiki.

Esses atletas devem chegar ao país na próxima terça-feira

Dos atletas internos convocados para estas duas partidas são maioritariamente da equipa bicampeã nacional, o Sporting Clube de Praia Cruz. Outros são do Vitória do Riboque, Cx. Grande, Sporting Clube do Príncipe, UDRA e Santana FC.

Provavelmente o combinado nacional são-tomense já não tem qualquer possibilidade de se qualificar para a CAN2017, que se realiza em Libreville, mas os responsáveis da Federação São-tomense de Futebol (FSF) acreditam que será "uma excelente oportunidade do país pontuar, tendo em conta que se trata de um adversário aparentemente ao alcance e o primeiro jogo realizar-se em casa.

Os bilhetes para este jogo estão a venda ao preço de 50 mil Dobras, equivalente a dois euros.

O Grupo F é comandado por Cabo Verde, a par do Marrocos, ambos com nove pontos.