A edição 2023 da Taça das Nações Africanas está a ser uma das melhores dos últimos anos, principalmente no que a resultados diz respeito. As seleções ditas favoritas caíram na fase de grupos e nos oitavos de final, pelo que nos 'quartos' só teremos a Nigéria e a anfitriã Costa do Marfim, entre as formações apontadas como candidatas a levantar o troféu.

Argélia (dois títulos), Egipto (recordista com sete títulos), Camarões (cinco vezes campeã), Tunísia (um título), Senegal (um título), Zâmbia (um título) e Marrocos (um título) já estão eliminados.

De referir que nenhuma das seleções que disputou os quartos de final na edição de 2021 está em prova: Egipto, Senegal, Marrocos, Burquina Faso, Guiné-Equatorial, Gâmbia, Camarões e Tunísia. Ou seja, estes 'quartos' nada tem a ver com os da última CAN.

A campeã Senegal, que passou como a melhor equipa da fase de grupos, a única a vencer os três jogos, caiu perante a Costa do Marfim, nas grandes penalidades, depois de 1-1 no tempo regulamentar.

Dizer que Costa do Marfim (duas vezes campeã) esteve eliminada até ao último minuto mas conseguiu passar (três pontos), como a pior das quatro melhores terceiro colocadas da fase de grupos. Uma combinação excepcional de resultados nos últimos jogos ajudou os Elefantes a passar de fase, já depois de terem despedido o seu selecionador.

A Argélia, apontada como uma das favoritas, nem passou da fase de grupos. Os Guerreiros do deserto, duas vezes campeões da CAN, foram mesmo últimos do Grupo D com dois pontos, atrás de Mauritânia (que os derrotou), Burquina Faso e Angola, que passou em primeiro.

Também o Gana, que já venceu a prova em quatro ocasiões, nem passou da fase de grupos,  ao somar dois empates. Os Estrelas Negras perderam com Cabo Verde e empataram com Moçambique (2-2) e Egipto, para serem assim um dos dois piores terceiro colocados.

A Tunísia, outra seleção poderosa (uma vez campeã), com grandes jogadores, terminou o Grupo E no último lugar com dois pontos, atrás de Namíbia, África do Sul e Mali (líder), seleções que passaram aos oitavos de final.

Outra seleção que foi campeã africana em 2012, a Zâmbia, também foi eliminada na fase de grupos, ao ser o outro terceiro colocado que não conseguiu o apuramento (os quatro melhores terceiros colocados dos seis grupos apuraram para os oitavos de final).

Os oitavos de final ficaram marcadas pela eliminação do Egipto, de Rui Vitória, eliminada nas grandes penalidades (7-6) pela República Democrática do Congo. Os Camarões, outro candidato, foi eliminado pela Nigéria, de José Peseiro (2-0).

Esta noite, Marrocos perdeu com a África do Sul por 2-0 e ficou pelo caminho. Marrocos que foi semifinalista do Mundial2022, onde afastou Portugal nos quartos de final.

Nos quartos de final, a África do Sul vai medir forças com Cabo Verde, no sábado às 20h00, hora de Portugal continental. Nigéria vs Angola (sexta-feira às 17h00), RD Congo vs Guiné Conacri (sexta-feira às 20h00), e Mali vs Costa do Marfim (sábado às 17h00) são os outros jogos dos 'quartos' da Taça das Nações Africanas.

Das seleções ainda em prova, só Cabo Verde, Angola, Guiné-Conacri e Mali nunca venceram a CAN.