A anfitriã Costa do Marfim apurou-se hoje para a final da Taça das Nações Africanas de futebol, ao bater em Abidjan a República Democrática do Congo por 1-0, marcando encontro com a Nigéria treinada pelo português José Peseiro.

Com Ousmane Diomande, do Sporting, no banco, os ‘elefantes’ chegaram à vitória através de um tento certeiro de Sebastien Haller, aos 65 minutos, num remate que ressaltou no chão e enganou o guarda-redes contrário.

Os congoleses saltaram para o ataque, em busca de reagir, e lançaram aos 69 o avançado Simon Banza, do Sporting de Braga, mas já não conseguiram repor a igualdade na partida, ficando pelo caminho.

O resultado configura um ‘conto de fadas’ para a equipa da casa, que despediu o técnico Jean-Louis Gasset após a conclusão dos jogos da fase de grupos, ainda antes de saber que se tinha apurado para a fase seguinte como um dos melhores terceiros classificados.

O adjunto, Emerse Faé, assumiu o cargo interinamente, com a nação a receber o torneio, e agora guiou os costa-marfinenses até à final da CAN, um cenário que conheceu como jogador em 2006, perdendo para o Egito.

Os anfitriões vão bater-se com a Nigéria, treinada por José Peseiro, em busca do terceiro título da sua história, depois de conquistarem a prova em 1992 e em 2015.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.