Fim-de-semana fantástica para o Leeds que, sem entrar em campo, garantiu a subida à Premier League num dia e o título do segundo escalão do futebol inglês noutro. Tudo em menos de 24 horas.

Na sexta-feira, A equipa, três vezes campeã inglesa, viu confirmado regresso à ‘Premier’, ao beneficiar da derrota do West Bromwich diante do Huddersfield Town, na 45.ª e penúltima jornada do 'Championship', segundo escalão.

Este sábado chegou o título no 'sofá', depois da derrota do Brentford no terreno do Stoke City. O Brentford, que luta pela promoção à Premier League, era um dos emblemas que ainda podia terminar em primeiro. Com 81 pontos apenas um jogo por disputar, a equipa já não poderá chegar aos atuais 87 do Leeds, que lidera a prova com mais cinco pontos que o West Bromwich Albion, equipa que está em segundo lugar. Os de Bielsa têm dois jogos a menos.

A proeza do técnico argentino Marcelo Bielsa valeu-lhe uma rua com o seu nome em Leeds, junto ao centro comercial Trinity Leeds, espaço que também passará, mas a título provisório, a ter a designação de Trinity Leeds United.

O Leeds tem ainda duas jornadas por disputar e soma 87 pontos, enquanto West Bromwich e Brentford, que ainda discutem o segundo lugar de qualificação direta para a Liga inglesa, têm 82 e 81 pontos, respetivamente, a uma jornada do final.

Desde que foi despromovido da 'Premier League', em 2004, o Leeds passou 13 temporadas no segundo escalão e três no terceiro (League One), sendo que na época passada lutou até final pela subida de divisão, mas acabou por ser eliminado nas meias-finais do ‘play-off' do 'Championship'.

O Leeds, campeão inglês em 1968/69, 1973/74 e 1991/92, teve os últimos grandes desempenhos no final da década de 90 e nos primeiros anos do novo século, chegando às meias-finais da Taça UEFA, em 1999/00, e da Liga dos Campeões, em 2000/01.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.