Pedro Rocha assumiu de forma interina o cargo ocupado por Luis Rubiales, suspenso 90 dias pela FIFA, no sábado, na sequência da atual polémica que evolve o presidente agora afastado, após um beijo na boca à jogadora Jenni Hermoso, na final do Mundial feminino.
“A candidatura conjunta à organização do Mundial de 2030, que Portugal integra, não está, pois, em causa com a atual polémica que envolve o presidente (suspenso) da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF)”, afirmou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
Espanha tem uma candidatura conjunta com Portugal e Marrocos à organização do Campeonato do Mundo de 2030 e tenta assim defender a imagem do país, perante a polémica a envolver o presidente da sua federação nacional de futebol.
Portugal foi o sétimo país europeu com maior encaixe com um valor de aproximadamente 4% do valor total atribuído pela FIFA aos clubes que dispensaram jogadores para o Campeonato do Mundo.
Capitã lusa realçou a motivação, o empenho e o foco que a seleção tem demonstrado na “competitiva e exigente” preparação para uma inédita presença em Campeonatos do Mundo.
FIFA recordou este domingo nas suas redes sociais um Portugal-Países Baixos do Mundial 2006, na Alemanha, que ficou para a história. Mas não propriamente pelos melhores motivos...
O Qatar introduziu mecanismos de reclamação, mas os trabalhadores devem estar no país para aceder ao tribunais de trabalho e processos de indemnização, adiantou ainda.
Para a organização não-governamental, quer o país anfitrião, quer o organismo responsável pela competição, que decorreu entre 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022, ainda não estabeleceram um mecanismo de reparação eficiente e têm insistido que “o processo existente no Qatar é adequado”.
O processo, revelado pelo jornal 'Le Monde', também visa o seu ex-braço direito Claude Guéant, o publicitário François de la Brosse e o ex-primeiro-ministro do Qatar, Hamad Ben Jasem al Thani.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, que discursou após o chefe do Governo, classificou a candidatura ao Mundial de 2030, como “pioneira”.
Na terça-feira, o rei de Marrocos anunciou que aquele país africano se vai juntar a Portugal e Espanha na candidatura à organização do Mundial de futebol de 2030.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.