O Canadá e a Costa Rica garantiram no sábado as duas últimas vagas na Copa América de futebol de 2024, que vai decorrer nos Estados Unidos, ao vencerem Trindade e Tobago e Honduras, respetivamente.

Com o médio do FC Porto Eustáquio a titular, o Canadá bateu Trindade e Tobago por 2-0, com golos apontados por Cyle Larin, aos 61 minutos, e por Shaffelburg, aos 90+1, e venceu o jogo do play-off que decidia uma vaga na Copa América.

A seleção canadiana vai estar assim no Grupo A, juntamente com a campeã Argentina, o Peru e o Chile.

Já a Costa Rica bateu as Honduras por 3-1 no outro jogo do play-off e também segue em frente. Os hondurenhos ainda se adiantaram no marcador, com um golo de Chirinos, aos 10 minutos, mas os costa-riquenhos deram a volta ao resultado, com tentos de Galo, aos 12, Madrigal, aos 56, e Brenes, aos 62.

A Costa Rica vai estar no Grupo D, juntamente com o Brasil, Colômbia e Paraguai.

A Copa América 2024 terá início em 20 de junho em Atlanta e terminará em 14 de julho em Miami, com 16 equipas em jogo e a campeã mundial Argentina, liderada por Leo Messi, a defender o título conquistado em 2021.

A 48.ª edição da Copa América vai reunir 16 seleções nacionais pela segunda vez na sua história, tal como aconteceu em 2016, quando os Estados Unidos também acolheram a taça continental.

Composição dos grupos da Copa América de 2024:

Grupo A: Argentina, Peru, Chile, Canadá

Grupo B: México, Equador, Venezuela, Jamaica.

Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá, Bolívia.

Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Costa Rica