O Athletic Bilbao e a Real Sociedad querem jogar a final da Taça do Rei à porta aberta, com público nas bancadas. Apesar de ainda não se saber quando a prova poderá ser finalizada, os dois finalistas da Taça de Espanha solicitaram à Real Federação Espanhola de Futebol que o encontro seja realizado com público.

Um pedido que chega após a UEFA pedir às suas federações que terminem, até 05 de agosto, as respetivas taças, mas sem público nas bancadas, devido ao surto de COVID-19. Quem não terminar as finais das Taças até a essa data, perde o direito de ter o vencedor da prova na fase de grupos da Liga Europa.

"O desejo e a vontade dos dois clubes sempre foi, agora e antes, jogar a final com a presença dos nossos adeptos e adeptas. [...]. Ao mesmo tempo, o Athletic Club e a Real Sociedad querem que a Real Federação Espanhola de Futebol nos garanta que a final da Taça do Rei seja disputada como competição oficial e que seja considerado como título oficial. Por isso, pedimos a Secretaria da RFEF que a Comissão da Assembleia-geral da RFEF, cuja próxima reunião se realiza no dia 8 de maio de 2020, que modifique o  acordo sobre o calendário, que possibilite que a final da Taça possa ser jogado com o apoio e o calor dos adeptos e adeptas de ambas as equipas", pediram os clubes, num comunicado conjunto.

Com o pedido feito à RFEF, os rivais unem-se no propósito de "valorizar um dos eventos desportivos mais prestigiados e tradicionais do futebol mundial".

O jornal 'Marca' lembra, no entanto, que a final da Taça do rei entre os dois emblemas do país basco pode nem se realizar dentro das datas determinadas pela UEFA. Isto quer dizer que Real Sociedad e Athletic abdicam do lugar de Liga Europa que seria atribuído ao vencedor da prova.

Se tal acontecer, o posto da Liga Europa destinado ao vencedor da Taça do Rei será ocupado pela equipa melhor posicionada na tabela, neste caso o sétimo classificado (Valência).

A Real Sociedad e o Athletic Bilbao querem fazer a festa da Taça junto dos seus adeptos, numa final 100 por cento basca. O jogo só será realizado e com público se as autoridades sanitárias de Espanha assim o permitirem.

Os dois emblemas esperam jogar antes da final da Taça do Rei de 2020, junto dos seus adeptos.

A Real Sociedad é presentemente quarta classificada na Liga espanhola, com 46 pontos, enquanto o Athletic é 10.º com 37, em prova lidera pelo FC Barcelona com 58, mais dois do que o Real Madrid.

Em Espanha, morreram 25.428 pessoas das mais de 218 mil confirmadas como infetadas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.