Diego Maradona fez uso das redes sociais para se pronunciar sobre a suspensão da final da Libertadores. Numa publicação no Instagram, o argentino pede que a CONMEBOL dê o título ao Boca Juniors, recordando a confusão na Bombonera em 2015, que valeu a eliminação dos xeneizes no mesmo clássico, na sequência de distúrbios causados pelos adeptos.

"Espero que a CONMEBOL atue de forma séria e dê o título de campeão ao Boca Juniors. Mais do que o amor que tenho pelo clube, há um regulamento que tem de ser cumprido", começou por defender.

"As sanções são claras, em 2015 também nos tiraram os pontos. Gosto de ganhar no campo, mas quando não se respeitam as normas tem de haver uma sanção. E isso significa dar a vitória ao Boca", acrescentou.

No sábado, na data inicial prevista para a segunda mão, o autocarro que transportava a comitiva do Boca Juniors foi atacado à chegada ao estádio Monumental, resultando em ferimentos em alguns jogadores.

Os adeptos lançaram pedras e gás pimenta, e os futebolistas Pablo Pérez e Gonzalo Lamardo tiveram que ser assistidos no hospital.

O Boca Juniors, que empatou na primeira mão, na ‘La Bombonera’, a 2-2, pretende que o River seja punido pelo ataque e que se aplique o artigo 18 do regulamento disciplinar, que prevê várias penalizações, entre as quais a desqualificação.

A comissão disciplinar da CONMEBOL tem o assunto na mesa, podendo, ao abrigo do artigo, desqualificar o River Plate, mas também realizar o jogo à porta fechada ou transferi-lo para um estádio neutro.