“O Presidente da República felicita o treinador Artur Jorge pela conquista da Taça dos Libertadores, ao comando da equipa do Botafogo, tornando-se o terceiro treinador português a conquistar este importante troféu”, lê-se numa mensagem no site da Presidência da República.
Também os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) deram os parabéns ao treinador Artur Jorge.
FOTOS: As melhores imagens do Atlético Mineiro-Botafogo
“Saúdo calorosamente o Artur Jorge e todos os elementos portugueses da sua equipa técnica – João Cardoso, Franclim Carvalho, André Cunha e Tiago Lopes – pela brilhante conquista, esta noite, da 65.ª edição da Taça Libertadores”, lê-se numa mensagem do líder da FPF, Fernando Gomes, no site do organismo.
Segundo Gomes, este triunfo “coloca Artur Jorge diretamente no pódio destinado aos melhores dos melhores”.
“Ao prestigiar-se a si próprio e ao seu clube, prestigiou igualmente todo o futebol e desporto nacionais. Colocando ao serviço do Botafogo todo o seu talento, dedicação, sabedoria e trabalho, Artur Jorge deu motivos de imenso orgulho a Portugal e aos portugueses”, referiu.
Fernando Gomes lembrou ainda que o Botafogo lidera o campeonato brasileiro e considerou que Artur Jorge se está a aproximar “do patamar atingido por Jorge Jesus e Abel Ferreira, dois outros grandes treinadores portugueses que, muito recentemente, também conquistaram o mais importante troféu da América do Sul, ao serviço, respetivamente, do Flamengo e Palmeiras”.
“Parabéns a Artur Jorge, e a todos os portugueses que o acompanham, pela conquista da Taça Libertadores! Mais uma vez, o talento português é destaque no cenário internacional”, referiu Pedro Proença, numa mensagem no site da LPFP.
O Botafogo, treinado pelo português Artur Jorge, conquistou hoje pela primeira vez a Taça Libertadores de futebol, ao vencer o Atlético de Mineiro, por 3-1, numa final disputada em Buenos Aires.
A jogar em inferioridade desde os dois minutos, após a expulsão de Gregore, o Botafogo marcou por intermédio de Luiz Henrique (35), Alex Telles (44), de grande penalidade, e Júnior Santos (90+8), enquanto Eduardo Vargas (47) reduziu para o Atlético Mineiro, que tinha vencido a mais importante prova de clubes sul-americana em 2013.
Na sua primeira final, o Botafogo deu o sexto título consecutivo a equipas brasileiras, e Artur Jorge tornou-se o terceiro treinador português a conquistar a Libertadores, repetindo o que Jorge Jesus conseguiu ao serviço do Flamengo, em 2019, e Abel Ferreira pelo Palmeiras, em 2020 e 2021.
Comentários