Um dia depois da eliminação do Bayern Munique, hoje foi a vez de o Borussia Dortmund ser afastado na Taça da Alemanha, que avança para as meias-finais sem os dois 'colossos' do futebol germânico.

A formação de Dortmund foi perder no terreno do RB Leipzig, por 2-0, no mesmo dia em que o Estugarda ganhou em Nuremberga, por 1-0.

O grupo final de quatro equipas na Taça da Alemanha fica assim constituído por Friburgo, Eintracht Frankfurt, RB Leipzig e Estugarda - os jogos são em 02 e 03 de maio e o sorteio ainda vai ser realizado.

A deslocação do Dortmund a Leipzig antevia-se tudo menos fácil, já que o vice-líder da Bundesliga ia ao campo do quinto classificado do campeonato, igualmente uma equipa habituada a jogar ao mais alto nível.

Para os visitantes, a semana está a ser especialmente traumática, já que, há quatro dias, perderam por 4-2 o 'klassiker' do campeonato para o Bayern, que pode ter resolvido a questão do título.

Ainda sem o lesionado Nico Schlotterbeck, a defesa do Dortmund, com o português Raphael Guerreiro a titular e a fazer o jogo todo, mostrou-se mais frágil do que se esperava, ante os pupilos de Marco Rose.

Sem surpresas, a equipa da casa abriu o marcador aos 22 minutos, através de Timo Werner, servido na perfeição pelo lateral francês Mohamed Simakan, que antes tinha batido na corrida Mats Hummels.

Até então, o guarda-redes Gregor Kobel tinha sido eficaz e depois disso continuou a ser uma das figuras do jogo, até para lá do minuto 90.

No último minuto de compensações, o guarda-redes do Leipzig, Janis Blaswich, rechaçou um remate de Jamie Bynoe-Gittens e, no contra-ataque, o capitão Willi Orban terminou com a incerteza que ainda havia, fazendo o 2-0.

O português André Silva entrou aos 78 minutos, para o lugar do visivelmente cansado Timo Werner.

Após uma série de resultados dececionantes no campeonato, o RB Leipzig reencontra assim o caminho do sucesso, podendo resgatar a época na Taça. Além da má série na Bundesliga, pesava também a goleada de 7-1 ante o Manchester City, para a Liga dos Campeões, para um total de quatro jogos perdidos em cinco.

Na Taça, têm o estímulo adicional de serem campeões em título, no que é o único troféu da equipa criada em 2009.

O lanterna-vermelha do campeonato, Estugarda, teve muita dificuldade em bater o Nuremberga, aparecendo agora como um 'intruso' entre equipas francamente mais cotadas.

Na estreia do treinador Sebastian Hoeness, marcou o francês Enzo Millot, aos 83 minutos da partida.