Os árbitros de Viseu estão indisponíveis para apitar jogos das competições distritais este fim-de-semana, mas a Associação de Futebol de Viseu (AFV) garante que as competições não vão parar.

Os árbitros terão comunicado o pedido de dispensa das nomeações, como forma de protesto contra as agressões que têm acontecido nas últimas semanas em jogos das competições distritais de futebol.

José Alberto Ferreira, presidente da AFV, confirmou à agência Lusa o pedido de dispensa da esmagadora maioria dos árbitros filiados na associação, mas garantiu que as competições não vão parar.

A AFV vai manter a calendarização dos jogos e socorrer-se dos regulamentos que preveem estes casos em que se regista a falta de comparência das equipas de arbitragem. A solução passará, de acordo com o regulamento, pelo recurso a elementos presentes na assistência, desde que os delegados das duas equipas estejam de acordo com os elementos a serem escolhidos.

Caso contrário, o jogo acabará por não se realizar e caberá, depois, à AFV voltar a calendarizar a partida.

Os casos de violência no futebol distrital em Viseu já levaram a direção da AFV a ponderar voltar a tornar obrigatório o recurso a policiamento nas competições distritais, mas, a recusa por parte da maioria dos clubes inviabilizou a decisão.

Ainda assim, o policiamento passará a ser obrigatório nos jogos que envolvam os campos de futebol e os clubes que provoquem incidentes.

Num dos casos recentes, que se registou em Oliveira de Frades, no passado dia 7 de dezembro, a contar para a Divisão de Honra de Viseu, onde o jogo acabou por ser interrompido depois da agressão de um jogador do Resende ao árbitro da partida, o atleta, António Santos viu ser-lhe aplicada uma pena de suspensão de 11 meses.

Após esse incidente, registaram-se agressões em mais dois jogos, um em Castro Daire e, o mais recente e mais grave, no Oliveira do Douro - Vilamaiorense, sobre os quais não há ainda decisão do órgão disciplinar da associação, mas que levaram agora a esta tomada de posição de força por parte dos árbitros filiados no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Viseu.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.